FILME BENEDITA – LANÇAMENTO EM CINEMA – ARAÇATUBA

FILME BENEDITA – LANÇAMENTO EM CINEMA – ARAÇATUBA

   


Filme vai exibir a obra do bem- e de superação de Benedita Fernandes – em sessão especial no antigo Cine Peduti
“A emoção está de volta ao antigo Cine Peduti”.
É com esse enfoque que está sendo anunciado o lançamento oficial do filme ‘Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação’.
A sessão única e especial está marcada para o dia 17 de dezembro (domingo) em matinê às 16h, no Centro Cultural Thathi.
O preço do ingresso é R$20,00, com repasse de 30% para várias instituições beneficentes de Araçatuba, Birigui e Guararapes.
A parceria social inclui Asilo São Vicente de Paulo, Asilo São João, Lar da Velhice, Aadefa e Centro de Tradições Afro de Araçatuba, alguns dos pontos-de-venda.
O ponto central é a Livraria Espírita Rolando Perri Cefali.
A produção é um docudrama (mix de documentário com dramatização) e encerra as comemorações, em 2023, dos 140 anos de nascimento (27.06.1883) da pioneira benemérita da região Noroeste do Estado de São Paulo.
Um filme para exibir esta Obra do Bem. E gerar bilheteria a outras Obras do Bem. Além dos recursos, a emoção também está garantida, conforme começou a ocorrer no dia 25 de novembro, data de lançamento em Conchal, no interior paulista.
Desde então, a cinebiografia foi exibida em Angra dos Reis (RJ), Boca Raton, Flórida (USA) e Stratford, Connecticut (USA). As próximas exibições estão agendadas para o dia 16 de dezembro em Porto Velho (RO), dia 17 em Fernandópolis e Araçatuba.
Neste caso, com a emoção de volta ao antigo Cine Peduti, atual Centro Cultural Thathi, na rua General Glicério, centro da cidade.
CINEBIOGRAFIA
‘Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação’ é a cinebiografia fruto do citado encontro: ideia do jornalista Sirlei Nogueira com a câmera nas mãos do produtor Samuel Lalucci,.
A protagonista é a atriz Silvia Teodoro, natural da cidade, que encarnou – quase literalmente – a personagem Benedita Fernandes, pioneira benemérita que em 1932 fundou a instituição que se transformaria em hospital psiquiátrico com o nome dela, a partir de 1947.
A história de vida de Benedita prioriza outros cenários, principalmente os vivenciados ao longo de anos, até chegar a Araçatuba e iniciar os trabalhos sociais que a transformaram em referência de responsabilidade social e de acolhimento ao ser humano, especialmente aos que necessitavam de atendimento em saúde mental, nos longínquos anos 1930. Educação formal foi a outra frente de trabalho encarada pela desbravadora respeitada por políticos da época, como prefeito, deputado, interventor do Estado e pelo presidente Getúlio Vargas. Educação de crianças pobres como ela, em condições de vulnerabilidade social.
MULHER. NEGRA. POBRE. ANALFABETA. ANDARILHA. ‘LOUCA’.
Um filme para exibir a Obra do Bem. E gerar bilheteria às Obras do Bem.
Ponto-de-venda central: Livraria Espírita Rolando Perri Cefali
Rua Luiz Pereira Barreto, 817 | FONE 18 3624.2455.
Informações: 18 99709.4684