As Epístolas de Paulo
Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)
O nosso interesse pela vida de Paulo é antigo, desde as leituras das obras do espírito Emmanuel, psicografadas por Chico Xavier, ainda durante a adolescência.
Com as campanhas em que estivemos envolvidos – do centenário de nascimento de Chico Xavier (2010), 70 anos da obra Paulo e Estêvão (2011), 150 anos de O evangelho segundo o espiritismo (2014) – e os estudos realizados pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho, entre 2012 e início de 2015, na sede da Federação Espírita Brasileira, sentimos a motivação para focalizarmos mais atenção nas Epístolas de Paulo.
Allan Kardec, o notável Codificador do Espiritismo, registra na Apresentação de O evangelho segundo o espiritismo, que o ensino moral “será objeto exclusivo desta obra” e comenta:
“Muitos pontos dos Evangelhos, da Bíblia e dos autores sacros em geral por si sós são ininteligíveis, parecendo alguns até irracionais, por falta da chave que faculte se lhes apreenda o verdadeiro sentido. Essa chave está completa no Espiritismo…”
Nesse contexto de ações e da literatura espírita, procuramos priorizar o estudo sobre as recomendações morais nas Epístolas de Paulo de Tarso, sem se valorizar polêmicas do contexto da época ou pontos de discussão que posteriormente se constituíram em fundamentos para algumas correntes de pensamento religioso e até para fundamentação de futuros dogmas.
Objetivamos captar a essência das recomendações do Apóstolo, com abordagens simples, objetivas e fundamentadas nas obras de Allan Kardec e na exegese efetivada pelo espírito Emmanuel em várias obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier. Dessa maneira, surgiu o nosso livro Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo, publicado em 2016 pela tradicional Casa Editora O Clarim.
Nessa obra, dentro da ótica descortinada por Allan Kardec:
“[…] roteiro infalível para a felicidade vindoura, o levantamento de uma ponta do véu que nos oculta a vida futura”, tem por objetivo contribuir para a disseminação do estudo e compreensão espiritual da Epístolas de Paulo.
Durante o evento programado para Recife, em agosto de 2024, focalizaremos trechos de uma das Epístolas de Paulo, a direcionada aos Romanos.
Essa Epístola tem grande valor histórico, teológico e com repercussões para interpretações de ordem espiritual. Entre seus versículos, destacamos:
“É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente” (3, 29);
“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (12, 21);
“Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra” (13, 7);
“O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor” (13, 10).
Esses trechos da Epístola aos Romanos já oferecem subsídios para muitos estudos e interpretações, trazendo para a atualidade oportunas reflexões e, sem dúvida, encaminhamentos para sua aplicabilidade em nossos conturbados tempos.
(*) O autor é convidado para o Seminário sobre Epístolas de Paulo, Recife, agosto de 2024; autor do livro Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo; ex-presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e da Federação Espírita Brasileira.
(Transcrito de: Jornal do Commércio. Recife, 28/04/2024. P. 58)