Merhy Seba – espírita dedicado e bom amigo

Merhy Seba – espírita dedicado e bom amigo

Antonio Cesar Perri de Carvalho*

Merhy Seba desencarnou no dia 14/12/2023, em Ribeirão Preto, aos 86 anos de idade. Já estava enfermo há algum tempo.

Merhy Seba teve intensa atuação junto à União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, em órgãos municipais e regionais (da Capital, de Penápolis e de Ribeirão Preto) e junto à diretoria da USE Estadual, tendo ocupado a diretoria de Comunicação. Colaborou na USE-SP nas gestões de Masotti, Schilliró, Perri, Attílio, Balieiro, Júlia e Orlando.

Em 1971, junto ao antigo Conselho Metropolitano da USE (atual USE Regional da Capital), foi o proponente da Campanha “Comece pelo Começo”, depois aprovada e implantada pela USE Estadual em 1973, e, até aprovada pelo Conselho Federativo Nacional da FEB, em novembro de 2014, sob nossa presidência.

Aliás conhecemos Merhy durante uma apresentação dessa Campanha na 2ª COMJESP, em Marília, em 1972.

Depois convivemos com ele no período em que residiu em Penápolis e interagíamos em nível regional, pois na época residíamos em Araçatuba.

Contamos com a colaboração de Merhy nos períodos em fomos presidente da USE-SP, na década de 1990. Foi autor de logomarcas de Congressos Estaduais, e do pioneiro Caderno/Anais do 8º Congresso Estadual da USE, de abril de 1992. Naquele período, quando a USE-SP propôs uma campanha sobre família ao Conselho Federativo Nacional da FEB, nos estudos seguintes em comissão formada por esse órgão, foi o autor do título e da ‘logomarca da “Campanha Viver em Família”, implantada em nível nacional, em evento em São Paulo, em janeiro de 1994, e com atuação de Merhy no Seminário. Este foi transformado no livro “Laços de Família”.

Há pouco tempo colaborou na revitalização da Campanha Comece pelo Começo, junto à USE-SP.

Em nível nacional, Merhy assessorou em propostas de comunicação, com peças de divulgação, elaboração de logomarcas de congressos e de campanhas nas gestões de presidente da FEB de Nestor Masotti e na nossa. Nesses períodos ocupou o encargo de Coordenador de Comissão de Comunicação Espírita do Conselho Federativo Nacional da FEB.

Entre outras atuações, também foi o proponente da Campanha “Construamos a Paz, Promovendo o Bem”, aprovada em 2002, e implantada pelo Conselho Federativo Nacional da FEB.

Em Ribeirão Preto onde atuava nos últimos anos, era integrado no Centro Espírita Meimei e responsável pela revista digital “Roteiro Espírita”. Aliás, dele recebemos o exemplar novembro-dezembro de 2023.

Merhy sempre foi amigo, fraterno, proativo e otimista.

Em rápidas palavras, registramos nossa homenagem a Merhy Seba, com sentimentos à esposa Clélia, filhos e netos.

Para concluir, ao nos referirmos a um “homem de bem”, concluímos com uma frase dos objetivos de sua Campanha “Construamos a Paz, Promovendo o Bem” e que caracterizaram sua profícua existência:

“Promover princípios, atitudes e ações em favor do bem que, se forem adequadamente apreendidos e praticados, levarão a Humanidade à conquista da paz duradoura”.

(* – Foi presidente da USE-SP e da FEB)