Editorial

Estudo do Evangelho à luz do Espiritismo

O Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier tem como objetivo “promover o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras da Codificação Allan Kardec”, priorizando “o estudo do Evangelho de Jesus à luz do Espiritismo”, pois, conforme salientou Kardec – na introdução de O evangelho segundo o espiritismo – “Muitos pontos dos Evangelhos, da Bíblia e dos autores sacros em geral só são ininteligíveis, parecendo alguns até irracionais, por falta da chave que faculte se lhes apreenda o verdadeiro sentido. Essa chave está completa no Espiritismo”.

No estudo, no entendimento, na compreensão e na assimilação dos ensinos morais de Jesus, contidos em O evangelho segundo o O Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier tem como objetivo “promover o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras da Codificação Allan Kardec”, priorizando “o estudo do Evangelho de Jesus à luz do Espiritismo”, pois, conforme salientou Kardec – na introdução de O evangelho segundo o espiritismo – “Muitos pontos dos Evangelhos, da Bíblia e dos autores sacros em geral só são ininteligíveis, parecendo alguns até irracionais, por falta da chave que faculte se lhes apreenda o verdadeiro sentido. Essa chave está completa no Espiritismo”.espiritismo, norteando-se por três parâmetros: a explicação das máximas morais do Cristo; a sua concordância com o espiritismo; a sua aplicação às diversas circunstâncias da vida. Valendo-se, para esse fim, das diretrizes para o estudo da Boa-Nova extraídas de O evangelho segundo o espiritismo: o inter-relacionamento de passagens do Novo Testamento; o recurso ao Velho Testamento; a comparação de diferentes traduções; a consulta ao conhecimento produzido por especialistas; o auxílio da “chave espírita”.

O novo Grupo de Estudos nasce procurando se inspirar na simplicidade e na fidelidade do homenageado, concretizando a orientação de Emmanuel, de ser fiel a Jesus e a Kardec! Sob esse prisma, conjugam-se as basilares informações contidas nas obras do Codificador com imensa e valiosa contribuição subsidiária da obra psicográfica de Francisco Cândido Xavier, notadamente os comentários feitos pelo exegeta Emmanuel e os contos escritos pelos espíritos Humberto de Campos e Neio Lúcio, que recuperam a simplicidade e a naturalidade das lições legadas pelo Cristo há quase dois mil anos.

O GEECX mantém uma reunião de estudos na sede da SODEC/Irmão Estêvão, em Brasília.