Divaldo: “Sigamos, erguendo o mundo novo” – Artigo e manifestação

Divaldo: “Sigamos, erguendo o mundo novo” – Artigo e manifestação

    

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Dia 05 de maio Divaldo Pereira Franco completou 97 anos. Ocorreram comemorações na instituição que ele fundou, a Mansão do Caminho, em Salvador, com presença de amigos de várias regiões do país.

O conhecido orador e médium prossegue incansável na difusão espírita, apesar dos limites de enfermidades e da idade, superando desafios.

Divaldo compareceu pela primeira vez em Araçatuba em 1959 para palestra em evento regional de jovens espíritas. Mantemos amizade com Divaldo desde 1962, quando o conhecemos em visita que ele fez à Instituição Nosso Lar, durante sua atuação em evento jovem interestadual. Nessa cidade recebeu o título de “Cidadão Araçatubense” em 1984, e, três anos depois lançou o livro Em Louvor à Vida (Ed. LEAL), como psicógrafo do espírito Lourival Perri Chefaly e em parceria conosco.

Em nossa memória desfila um panorama sobre inúmeros encontros que mantivemos com o orador ao longo dessas décadas, nas regiões do Brasil e em diversos países.

Em nossa gestão como presidente da Federação Espírita Brasileira, durante reunião do Conselho Federativo Nacional (novembro de 2014), ocorreram várias atividades com Divaldo: palestras, promoção do “Movimento Você e Paz” em solenidade no plenário da Câmara dos Deputados, e inauguração de Exposição sobre a Mansão do Caminho e a obra de Divaldo no Espaço Cultural na sede FEB em Brasília.

Em setembro de 2019 os cinemas exibiram o filme “Divaldo – O Mensageiro da Paz”.

Ultimamente, em trocas de e-mails, ele está sempre fraterno e atencioso. Em e-mail de Divaldo em 2020: “[…] Tenho prosseguido com destemor e fiel a Jesus-Kardec. […] Sou muito grato a você e família que me receberam desde jovem até hoje.” Em outra mensagem: “[…] Naquele lindo tempo éramos muito felizes. […] Sigamos, erguendo o mundo novo.” Em e-mail do mesmo ano: “Carinho à amada família.” Sobre nosso livro Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões (Ed.Cocriação, 2021), que conta com um prefácio dele: “Acabo de ler o seu maravilhoso trabalho sobre nossa longa e abençoada convivência. Não pude deixar de chorar. […] sobrevivemos e continuamos”.

Em 2024, Divaldo comentou os recentes: nosso livro Leopoldo Cirne. Vida e propostas por um mundo melhor (Ed.Cocriação/CCDPE) e o filme “Benedita Fernandes. Legado da Superação”, produzido por Sirlei Nogueira. Divaldo é personagem convidado do filme e tem mensagens psicografadas, do espírito Benedita, incluídas no nosso livro Benedita Fernandes. A dama da caridade (Ed.Cocriação), base para o enredo do filme.

Em nossas lembranças há instantes proveitosos e alegres na convivência com Divaldo, desde Araçatuba e em inúmeros locais, momentos significativos e inspiradores para a prática espírita, estímulo ao bem e à paz!

Autor foi dirigente espírita em Araçatuba, ex-presidente da USE-SP e da FEB.

Transcrito de artigo do autor:

Folha da Região. Araçatuba, 08 de maio de 2024. P.2.

000

Manifestação de Divaldo sobre o artigo:

  Divaldo Franco 9 de mai. de 2024, 15:30

"Querido Cesar: Muita paz! Profundamente emocionado agradeço o seu artigo que tenho agora em mãos. Chego aos 97 anos com a alegria juvenil apesar das lutas e procuro viver a nossa doutrina dentro das possibilidades. Você que é amigo e irmão dos tempos heróicos bem conhece as batalhas travadas e sempre agradeço a Deus a sua amizade e da família querida tendo à frente a nossa querida Bebé. Um grande abraço feito de reconhecimento e santa amizade. Divaldo"