105 ANOS DE NASCIMENTO DE CHICO XAVIER

105 ANOS DE NASCIMENTO DE CHICO XAVIER
02/4/1910 – 2015

O “maior brasileiro de todos os tempos”, definido em votação/competição liderada por Emissora de TV, completaria 105 anos de nascimento neste dia 2 de abril.

Em contraste às homenagens antes e depois de sua desencarnação, Chico Xavier sempre se notabilizou como o grande exemplo de amor, renúncia e de dedicação ao próximo e manteve durante sua longa existência a marca da simplicidade.

O momento atual sugere duas ações muito claras: a busca da simplicidade por parte do Movimento Espírita e o atendimento deste às demandas não atendidas junto à maior fatia da população brasileira. Os dados do IBGE são eloquentes e mostram que o Espiritismo não se comunica junto à uma grande faixa social.

Daí a oportunidade da valorização dos exemplos de vida do valoroso médium e dos livros psicografados por Chico Xavier.

É possível se aliar as duas coisas, pela compreensão da interpretação da mensagem da Boa Nova efetivada principalmente pelos Espíritos Emmanuel e Humberto de Campos.

Em meio ao cenário de crises no mundo e no país, o Espiritismo tem um papel a cumprir, na condição do “Consolador Prometido”.

A proposta do “acolher, consolar, esclarecer e orientar”, com base na mensagem evangélica à luz do Espiritismo está relacionado com a chamada “humanização” (incrível esta palavra!) nas relações internas nas instituições espíritas e nas relações entre as instituições espíritas. O contexto tem haver com a chamada “educação dos sentimentos”.

Chico Xavier encarnado não colocava as estruturas e organizações como requisitos mais importantes do que as pessoas.

Os fatos dos albores do Cristianismo registrados em Atos e nas Epístolas foram trabalhados em forma de romances históricos pelo Espírito Emmanuel, como Há dois mil anos, Paulo e Estêvão, 50 anos depois e Ave Cristo!

105 anos depois do nascimento de Chico Xavier, sua história de vida e sua obra são muito importantes como estímulo às nossas reflexões!

Antonio Cesar Perri de Carvalho