Yvonne Pereira – simplicidade nos diálogos

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Yvonne do Amaral Pereira (1900-1984) sempre nos provocou admiração pelos seus exemplos de vida e pela sua obra mediúnica e tivemos o privilégio de a conhecermos nos anos 1970, em sua residência no Rio de Janeiro.

Alguns livros por ela redigidos estavam “perdidos”. Graças à compreensão da família dela, a intercessão e o apoio do diretor da FEB Affonso Soares – esperantista e amigo de Yvonne -, foi possível recuperá-los e publicá-los nos anos 2012 e 2014, durante nossa gestão na FEB (*), quatro volumes inéditos da dedicada médium – A família espírita, Evangelho aos simples, As três revelações, Contos amigos -, que constituem uma série de obras voltada à família, a crianças e jovens e à reunião do Evangelho no lar.

Esses livros foram elaborados pela médium entre 1964 e 1971  e contam com mensagens de Bezerra de Menezes.

Em “Advertência aos pais de família” (mensagem de 26/01/1964), incluída em A família espírita, Bezerra afirma: “Patrocinando, pois, um ensaio lítero-doutrinário-evangélico para auxílio às mães e aos pais de família, durante as noites de serão no lar, onde o Evangelho do Senhor e seus benefícios ao indivíduo e à sociedade serão ministrados e examinados, eu o faço no cumprimento dos próprios deveres para com o Consolador […] Que tão belos serões renovadores do lar e dos corações obtenham êxito na boa educação da infância e dos iniciantes em geral, é o meu desejo. […] Estas páginas, porém, foram escritas de preferência para os adultos de poucas letras doutrinárias e não propriamente para crianças, visto que para ensinar a Doutrina Espírita aos filhos é necessário que os pais possuam noções doutrinárias, um guia, um conselheiro que lhes norteie o caminho a seguir.”

Como Introdução de As três revelações o mesmo orientador espiritual em mensagem de 3/10/1967, comenta: “será bom que o espírita zele por suas crianças, preparando possibilidades futuras para a sua salvaguarda moral-espiritual. Erro será supor que a infância moderna se choque frente à verdade espírita e à transcendência evangélica.”

Yvonne Pereira comenta na apresentação de Evangelho aos simples, que não há a “pretensão de se impor à instrução doutrinária da criança, senão o desejo sincero de auxiliar uma tarefa espinhosa, que está a requerer de cada adepto do Espiritismo atenções urgentes e dedicações ilimitadas.”

Em três livros dessa série, Yvonne Pereira focaliza episódios que transcorrem no sítio da família Vasconcelos, a “Granja Feliz”, Estado do Rio de Janeiro, tendo como figuras centrais três crianças, e suas convivências com os pais e avós. O enredo se desdobra a partir de reuniões do Evangelho no lar, com linguagem simples e agradável, facilmente adaptável para as várias faixas etárias da infância e da adolescência. Apenas o último – Contos amigos – tem os fatos ocorridos em outras plagas, mas mantendo o mesmo estilo. A autora sempre relaciona cada capítulo com uma citação final de versículo de um dos evangelistas ou de O evangelho segundo o espiritismo.

O conjunto dessas quatro obras de Yvonne A. Pereira constitui um formidável repositório para utilização em várias situações da difusão dos princípios espíritas, facilmente adaptáveis para diversas faixas etárias e sociais e se enquadrando em distintos contextos para o ensino espírita.

A nosso ver, essas obras de Yvonne podem servir de roteiro ou texto básico não apenas para as reuniões com crianças e adolescentes e de Evangelho no lar, mas também em reuniões com adultos, notadamente em ambientes cujo público alvo seja constituído de pessoas mais simples.

(* – O autor foi presidente interino da FEB -2012/2013- e presidente – 2013/2015).