Leopoldo Cirne em abril: nascimento e sucessão de Bezerra de Menezes

Leopoldo Cirne em abril: nascimento e sucessão de Bezerra de Menezes

                 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Em abril, nasceu Leopoldo Cirne nasceu em Paraíba do Norte no ano de 1870 e há registros de duas datas, 13 e 31.

Com a desencarnação de Bezerra de Menezes aos 11/04/1900, como seu vice-presidente, Cirne sucede-o na presidência da Instituição.

Há pouco foi editada a biografia que elaboramos sobre Cirne, contendo informações e ilustrações significativas e inéditas vinculadas ao vulto.

Para o desenvolvimento do conteúdo do livro fundamentamo-nos nas obras de autoria de Leopoldo Cirne; edições da revista Reformador, desde o final do Século XIX; registros de O Clarim (de Matão), textos avulsos e da imprensa leiga, alguns livros que têm relação com o vulto; obras mediúnicas de Chico Xavier e Waldo Vieira envolvendo o espírito Leopoldo Cirne; e várias fontes acessadas por meio digital.

Uma análise inicial sobre o contexto social, político e religioso do Brasil no final do Século XIX e primeiras décadas do Século XX, com base em obras de pesquisadora acadêmica foi necessária, para facilitar a compreensão do cenário doutrinariamente conturbado em que Leopoldo Cirne tornou-se espírita, iniciou suas ações na FEB e tornou-se presidente da instituição.

Concomitantemente emergem várias informações familiares sobre o vulto, que não eram conhecidas e que até então não eram divulgadas.

Durante sua gestão como presidente da FEB Cirne renovou os Estatutos da Instituição (1902) instituindo o estudo das obras completas de Allan Kardec como referência básica da instituição. Em 1904 promoveu o histórico Congresso do Centenário de nascimento de Allan Kardec, com a participação de mais de duas mil pessoas. Nesse evento foi aprovado o primeiro documento orientador para as ações federativas da FEB: Bases de Organização Espírita. Introduziu o estudo do Esperanto na FEB. Foi pioneiro em propor aulas sobre humanidades, aulas para crianças, criação de asilos e apresentação de ideias sobre operacionalização da caridade. Em sua gestão foi construída e inaugurada em 1911 a sede própria da FEB, no Rio de Janeiro, a atual Sede Histórica da FEB.

Em virtude de disputas internas, não foi reeleito em 1914 e afastou-se da FEB. Vêm à tona documentos raríssimos da época que aclaram o cenário.

Nessa nova etapa de atividades como algumas palestras em centros da cidade do Rio de Janeiro, registros que encontramos em O Clarim e jornais leigos do Rio de Janeiro: na inauguração do Abrigo Thereza de Jesus, na Tijuca; no Méier, Campo Grande, Bangu, em uma associação italiana; redações de artigos e livros e intercâmbios epistolares.

Reconhecido como excelente orador, autor de livros e articulista, editor, e, tradutor das obras de Léon Denis: No Invisível e Cristianismo e Espiritismo.

No livro, fizemos uma síntese de obras de Cirne: Bases de organização espírita; Anticristo, senhor do mundo; A personalidade de Jesus; O homem, colaborador de Deus.

Interessante é que jornais leigos publicaram resenha do livro Anticristo, senhor do mundo na época do lançamento em 1935 e anunciaram a sua comercialização por O Clarim (de Matão, SP).

Cirne desencarnou no Rio de Janeiro aos 31/07/1941, e obtivemos as notas de falecimento registradas nos jornais da cidade. Presencialmente localizamos, pois não era conhecido, onde estão depositados os restos mortais de Cirne.

Chegamos até as homenagens a Leopoldo Cirne durante os eventos comemorativos do Centenário do prédio histórico e de 130 anos da FEB, ocorridos em dezembro de 2011.

No final, sintetizamos mensagens de Leopoldo Cirne e sobre suas ações espirituais, incluídas em livros mediúnicos de Chico Xavier e Waldo Vieira.

A obra foi lançada em live com atuação do prefaciador, historiador Luciano Klein, de Fortaleza (Ce), que declarou: “Leopoldo Cirne poderia ir para um ‘panteão dos injustiçados’, à vista da ‘proscrição que vivenciou após a gestão extremamente produtiva na instituição que presidiu’. Agora, ‘reabilitado com uma biografia completa’.”

Em e-mail a nós dirigido, Divaldo Pereira Franco anotou: “Parabéns por mais uma obra e está dedicada a Leopoldo Cirne, um dos heróis do nosso movimento nos dias difíceis do pioneirismo”.

Essa obra biográfica, edição conjunta CCDPE/Cocriação, foi lançada pela Editora Cocriação com nossa presença em eventos em Araçatuba e região.

A vida e obra de Leopoldo Cirne, representa uma valiosa experiência vivencial e se constitui em formidável repositório para se analisar e se refletir sobre a trajetória, o estado atual e as perspectivas do Espiritismo no Brasil.

000

Lançamento pelo CCDPE em São Paulo

No dia 21 de abril – domingo – às 10 horas, o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo-CCDPE promove o lançamento do livro Leopoldo Cirne. Vida e propostas por um mundo melhor (edição conjunta CCDPE/Cocriação), com palestra pelo autor Antonio Cesar Perri de Carvalho. O CCDPE está situado na Alameda dos Guaiases, 16, bairro Indianópolis, em São Paulo. Na sequência, com almoço de confraternização.

(*) Foi presidente da USE-SP e da FEB; autor de livros pela Casa Editora O Clarim; articulista da RIE.