Natal e o presente do aniversariante

Natal e o presente do aniversariante

Almir Del Prette (*)

Convencionou-se comemorar o nascimento de Jesus, o Cristo, no dia 25 do mês de dezembro.

Tornou-se também prática comum nos últimos séculos o comportamento de presentear parentes, amigos, colegas, auxiliares…

Essas duas práticas derivadas das chamadas religiões cristãs têm alguns aspectos saudáveis, mas tudo o que acontece nesse período merece uma reflexão à luz da revelação espírita.

A parte saudável seria a de trazer para o cotidiano, as mensagens de Jesus, possibilitando uma maior compreensão entre pessoas, um olhar mais humano em direção aos necessitados que fazem parte do grande contingente populacional, mesmo de alguns dos países classificados na lista dos desenvolvidos.

Todavia, a contraparte se apresenta como um alerta no sentido de que, além de recursos materiais, alimento, roupa, abrigo, assistência médica as pessoas, em geral, estão sedentes de paz, compreensão, amor.

As informações advindas de consultórios dos terapeutas apontam que, lamentavelmente, nesse período, observa-se um agravamento do número de episódios de depressão e outros problemas psicológicos.

O consumismo inconsequente elegeu para este período a figura de Noel como um marqueteiro eficiente que não cobra royalty e Jesus é apenas episodicamente lembrado…

O ritornelo do shopping hipnotiza os incautos e a troca de coisas deixa para segundo plano o intercambio de afeto.

E o aniversariante?

Qual seria o presente que Jesus gostaria de ganhar? Por incrível que pareça, sem ter se referido a uma data convencionada, o Mestre fez vários apontamentos nesse sentido.

Por exemplo, segundo o registro de Matheus, 25, 35-45: "Quando estive com fome me deste de comer… com sede me saciaste…nu me vestiste…forasteiro me acolheste… doente me visitaste, na prisão me fostes ver (…)".

Convido o leitor a identificar outras passagens e que cada um de nós reflita sobre a melhor maneira para se lembrar do aniversariante.

(*) São Carlos: SEOB.

De: Notícias do Movimento Espírita – São Paulo, SP, sexta-feira, 07 de dezembro de 2018 – Compiladas por Ismael Gobbo.