Há 50 anos surgia “Emergência para a criança”

Há 50 anos surgia “Emergência para a criança”

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Durante compromissos em Araçatuba, há 50 anos, Divaldo Pereira Franco psicografou a mensagem “Emergência para a criança”, de autoria do espírito Benedita Fernandes.

Benedita foi uma das pioneiras do espiritismo em Araçatuba e, junto à Associação das Senhoras Cristãs, além do atendimento a doentes mentais, criou também a Casa da Criança, a Escola Mista do Abrigo João de Deus e a Escola Dr. Valadão Furquim, com convênio com a Prefeitura Municipal.

Divaldo em Araçatuba

Em abril de 1973 Divaldo proferiu palestra e foi entrevistado na 16ª Confraternização de Mocidades Espíritas da Noroeste do Estado de São Paulo, que coordenamos, e se hospedou no lar de nossos genitores Bebé e Rodolfo. Nesse local, na noite do dia 24/04/1973, Divaldo psicografou a mensagem citada. Como de hábito ele levava o original para revisão e datilografia em Salvador.

Logo depois, publicamo-la no jornal Folha da Região (22/05/1973), e em panfleto da União Municipal Espírita de Araçatuba (hoje USE Intermunicipal). Depois foi incluída no livro de Divaldo Sementes de vida eterna (Ed.LEAL, 1978) e em nosso livro Dama da Caridade (UMEA, 1982). Este, ampliado e reeditado: Benedita Fernandes. A dama da caridade (Cocriação, 2017).

A mensagem:

Eis uns trechos da mensagem espiritual cinquentenária:

“Emergência para a criança

Esse problema de emergência – o menor abandonado – deve ser atendido por todas as pessoas criteriosas, visando-se a solucioná-lo com urgência.

Enquanto não se empreenda uma campanha clarificada pelas luzes do Evangelho, com os altos objetivos de erra¬dicar-se a indiferença da Sociedade em relação à orfandade infantil, aqui incluídos os que são de "pais vivos", a bem pouco ficam reduzidas as expressões de ventura que a maioria pretende usufruir.

[…] Buscam-se valores para garantia da família, equilíbrio da ordem e prosperidade comunal; todavia, se a criança não passar à meta urgente, os esforços relevantes que se empreendem redundarão inoperantes.

[…] Todo investimento – e ninguém se pode eximir do dever de ajudar – aplicado no rumo do menor em aban¬dono é de alta valorização, porquanto os seus juros de¬mandam a eternidade.

[…] Negativos os métodos policiais coercitivos, infelizes os ajuntamentos em reformatórios e as punições exorbi¬tantes pela pancadaria desenfreada e o sadismo contumaz. Tais produzem esquizoides violentos, alienados em degeneração apressada, animais em fúria contida, aguardando ensejo…

O amor, porém, aliado aos recursos educativos por todos os meios hábeis, cuidará desses sêmens da humanidade e fará que se floresçam, na Terra, os jardins de paz, com abençoados frutos de felicidade a que todos almejamos" – Benedita Fernandes (Psicografia de Divaldo P. Franco, Araçatuba, SP, 24/4/1973, residência dos pais de Cesar Perri).

O tema é atual para reflexões nas famílias, instituições e no âmbito social.

E-mail recente de Divaldo

de: Divaldo Franco

para: Antonio Cesar Perri de Carvalho

data: 21 de abr. de 2023, 18:59

assunto: 50 anos da mensagem "Emergência para a criança"

Cesar:

Muita paz. Os anos passam e tenho estado doente, em especial com as sequelas da COVID. […] embora o bom ânimo e a coragem na luta. Comovido em demasia leio a mensagem de Dona Benedita. Que linda e quanto atual! Estou feliz recordando aquele período no seu lar, nossas conversas, reuniões familiares… Passaram-se 50 anos! Agradeço -lhe de coração e oro a Deus por todos nós.

Abracos,

Divaldo