Efemérides marcantes para o Ano Novo – 2018

Efemérides marcantes para o Ano Novo – 2018

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

O ano de 2018 será marcado por comemorações relacionadas com diversas efemérides espíritas.

Episódio histórico importante relacionado com o trabalho de Allan Kardec foi o lançamento, há 160 anos, em janeiro de 1858 da “Revista Espírita”, que ele editou mensalmente até sua desencarnação. Este periódico reúne artigos, resenhas de livros, notícias e comentários muito significativos, sendo uma fonte histórica do Espiritismo. Desde alguns anos atrás a “Revista Espírita” é editada pelo Conselho Espírita Internacional.

No dia 6 de janeiro transcorrem 150 anos da publicação do livro “A Gênese”, por Allan Kardec. Essa obra completa o conjunto dos cinco principais livros do Codificador do Espiritismo, as chamadas Obras Básicas da Doutrina Espírita.

Allan Kardec destaca no subtítulo: “A Doutrina Espírita é o resultado do ensino coletivo e concordante dos espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese segundo as leis da Natureza. Deus prova sua grandeza e seu poder pela imutabilidade de suas leis, e não pela sua suspensão. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.” Os temas são desenvolvidos em três partes – A gênese segundo o Espiritismo; Os milagres segundo o Espiritismo; As predições segundo o Espiritismo -, desdobrando-os em dezoito capítulos.

Há 80 anos, no dia 30 de janeiro de 1938, Cairbar Schutel completava sua vida terrestre. Nas primeiras décadas do século XX Cairbar Schutel foi um marco como grande divulgador do Espiritismo a partir do Centro Espírita Amantes da Pobreza e da Editora O Clarim, em Matão (SP), em ações por ele iniciadas: assistência aos necessitados, palestras, polêmicas, jornal “O Clarim”, a “Revista Internacional de Espiritismo”, livros e programas radiofônicos pioneiros. Neste ano também se completa 150 anos do nascimento de Cairbar Schutel, ocorrido na cidade do Rio de Janeiro no dia 22 de setembro de 1868. É chamado “o Bandeirante do Espiritismo”.

Outro fato histórico do início do Espiritismo foi a fundação da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, por Allan Kardec, em 1o de abril de 1858, em Paris. Há 160 anos atrás surgia o primeiro centro espírita do mundo. Há vários registros sobre as reuniões da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas nas edições de Revista Espírita, e nos livros O livro dos médiuns, O céu e o inferno e Obras Póstumas. O Regulamento da Sociedade está publicado em O livro dos médiuns.

De 17 a 25/7/1948 foi realizado o 1o Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil na cidade do Rio de Janeiro, liderado pelo incansável Leopoldo Machado, grande incentivador das mocidades espíritas. Também será completado 70 anos da realização do 1o Congresso Brasileiro de Unificação Espírita, de 31 de outubro a 5 de novembro de 1948, em São Paulo, promovido pela USE-São Paulo. Este evento gerou a primeira psicografia de Chico Xavier sobre união e unificação que foi assinada por Emmanuel – “Em nome do Evangelho” -, e dirigida aos participantes do evento.

No dia 1o de novembro de 1918, completa-se um século da desencarnação de Eurípedes Barsanulfo em Sacramento (MG), considerado o “Apóstolo do Triângulo Mineiro”. Numa existência de apenas 38 anos fundou escola, centro espírita e farmácia e atuou como médium de curas e grande defensor do Espiritismo. É uma referência na cidade de Sacramento e na história do Espiritismo no Brasil.

Os eventos e as personalidades citadas produziram repercussões no movimento espírita.

As boas obras e os bons exemplos devem ser referenciais importantes para as novas gerações, daí a razão da necessidade de se evocar episódios históricos marcantes.

o0o

“Ano Novo é também renovação de nossa oportunidade de aprender, trabalhar e servir” – Emmanuel. (Texto completo: http://grupochicoxavier.com.br/carta-de-ano-novo-3/)

(*) – Foi presidente da FEB e da USE-SP.