Carta de Allan Kardec para Amélie-Gabrielle Boudet

Carta de Allan Kardec para Amélie-Gabrielle Boudet [15/09/1863]

 

Foto de trecho da carta de Allan Kardec para Amélie-Gabrielle Boudet]. Disponível em: http://projetokardec.ufjf.br/item-pt/?id=273

“Terça-feira, 15 de setembro de 1863.

Minha querida Amélie, recebi tua carta esta manhã e, embora de minha parte eu não tenha nada de especial para te dizer, não queria demorar para agradecer ao senhor d’Ambel e ao senhor Canu pelo que eles fizeram pela senhora Costeau, pois atuaram como verdadeiros espíritas; a fala deles foi admirável; demonstraram ter bondade, o que não me surpreende, pois a fé que eles têm é sincera.

Agradeço, igualmente, ao senhor Vézy. Em relação à viúva, tu sabes que o senhor Prévent deu-me 200 francos para as boas obras; tu podes valer-te dessa quantia para ajudá-la. Esse dinheiro não poderia ter melhor destino. Estou entusiasmado com as boas notícias que tu me deste; os Espíritos tinham razão em me dizer que, quando voltasse, eu encontraria um progresso significativo. A comunicação que Erasto me fez através do senhor d’Ambel me é muito encorajadora, e por isso lhe agradeço; a mensagem está de acordo com aquela que A Verdade me comunicou através da senhora Judith. Tu não me disseste nada a respeito da tua saúde, o que me faz presumir que ela esteja bem, mas /2/ eu ficaria mais tranquilo se tivesse uma confirmação a esse respeito.

Quanto a mim, estou muito bem; os últimos banhos que tomei me fortaleceram de uma maneira incrível; não tenho mais aquela fraqueza nas pernas que eu vinha sentindo há muito tempo. Pude provar isso no domingo. O tempo estava muito bom, e eu estava bem tranquilo, ou seja, quase não tive trabalho. Após meu banho, fiz um longo passeio no mar em um pequeno barco a vela e, embora o mar estivesse calmo, pensei que tu não irias gostar de me acompanhar naquela casca de nozes balançando sobre as ondas. Depois do almoço, saí para fazer um passeio até a beira do mar, descendo por entre as rochas que formam o cabo, logo abaixo de onde ficam os sinais e os faróis. Depois de chegar perto do mar, subi até o pequeno vale que antecede os sinais, escalando as rochas e as falésias; e, surpreendentemente, não fiquei nem cansado nem sem fôlego, como eu costumava ficar quando subia uma simples escada. Voltei passando pela capela de Notre Dame des Flots [Nossa Senhora das Ondas], e desci novamente até a beira do mar para jantar no parque das ostras. Voltei para casa às 19h30; estava um pouco cansado e fui deitar; /3/ dormi até as 8h da manhã.

Nesses últimos dias, o tempo está excelente, sem nuvens no céu, um sol esplêndido; um mar tranquilo como um lago repleto de navios e embarcações de vários tamanhos: é um espetáculo encantador. é para mim uma grande distração; constato a beleza disso a cada dia; não há um ponto distante no horizonte que eu não explore, e frequentemente me dou conta de observações interessantes e instrutivas que me fazem meditar, pois tudo é instrução para quem quer refletir. O próximo domingo será meu último domingo aqui; terei uma pequena reunião espírita na casa do senhor Rodier, que faz questão de me receber; logo após, farei os preparativos para a minha partida. O dia em que irei embora ainda não está decidido, mas penso que será na terça ou, no mais tardar, na quarta-feira; de qualquer modo, eu te avisarei. Irei de ônibus, por volta das 10h30 da manhã; assim chegarei às 18h30, uma hora cômoda para todos.

Até breve, querida Amélie, Carinhosamente, A.K.

PS: Quando tu me escreveres novamente, tenta me enviar tua carta na manhã de domingo e certifica-te, se possível, de incluir a comunicação de Costeau. é sincera.”

000

Tradução: André Alves Fernandes. Revisão e correção: Brutus Abel, Alexandre Caroli;

Transcrição: Charles Kempf.

Revisão: Brutus Abel;

Publicado em: 23/04/2023; Atualizado em: 18/06/2023.

Transcrito de: [Carta de Allan Kardec para Amélie-Gabrielle Boudet]. Disponível em (copie e cole): http://projetokardec.ufjf.br/item-pt/?id=273. Acesso em: 23 Ago 2023. Projeto Allan Kardec.

Também disponível em:

AllanKardec.online – Historiografia do Espiritismo – Página no Facebook (copie e cole): https://www.facebook.com/allankardec.online