Benedita favorece obras do bem – filme em lançamento

Benedita favorece obras do bem – filme em lançamento

Antonio Cesar Perri de Carvalho

O filme “Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação” encontra-se em etapa de lançamento em várias localidades.

É um filme, no estilo docudrama (encenações e documentário), que focaliza a saga de Benedita Fernandes, que se notabilizou em Araçatuba com a fundação da Associação das Senhoras Cristãs, em 1932.

Essa obra foi pioneira na assistência social espírita em toda a região e no seu desenvolvimento desdobrou-se em várias formas de atendimento a doentes mentais e crianças. O Hospital Psiquiátrico Benedita Fernandes foi um marco na cidade até poucos anos atrás, agora, em atendimento a normas governamentais da área da saúde, transformou-se em CAPS, em funcionamento no bairro Santana.

A vida de Benedita Fernandes é um exemplo de superação desde a transformação que aconteceu com ela, curando-se de autêntica “loucura”, uma forma de obsessão no entendimento espírita, para a atuação dinâmica no atendimento ao próximo. Esse exemplo de vida tornou-se conhecido e valorizado em várias regiões do país.

Em nosso livro “Benedita Fernandes. A dama da caridade” (Ed.Cocriação) registramos a trajetória de vida do nobre vulto, acrescentamos mensagens espirituais dela através do médium Divaldo Pereira Franco e comentamos as repercussões de seu trabalho. O citado livro foi utilizado como base para o enredo do filme em fase lançamento.

O filme é dirigido por Sirlei Nogueira, co-produção Lalucci Filmes e Editora Cocriação. A atriz que fez o papel de Benedita foi Silvia Teodoro, de Araçatuba, desencarnada há poucos anos.

Como participante do filme, Divaldo Pereira Franco comentou sobre o lançamento do filme: “Com imensa alegria recebi sua mensagem e exulto com o êxito do trabalho sobre a amada Missionária. Faço votos que ele toque muitos corações que buscam a felicidade” (out./23).

Entre vários participantes, destacamos o ator Renato Prieto e o psiquiatra paulistano Sérgio Felipe de Oliveira.

O filme está disponibilizado para exibições em circuito alternativo mediante agendamentos, como: sala de cinema, espaço cultural, teatro e instituições em geral. A ideia é exibir a obra do bem e gerar bilheteria às obras do bem.

As apresentações pioneiras ocorreram nos dias 25 e 26 de novembro em Conchal (SP) e Angra dos Reis (RJ).

Para dezembro estão programadas exibições em: Boca Raton (Flórida, EUA), Stratford (Connecticut, EUA), Porto Velho (Rondônia), Jales (SP). Em Araçatuba o lançamento acontecerá no antigo Cine Pedutti, atual Centro Cultural Thathi, na tarde do dia 17 de dezembro (domingo).

Há agendamentos e contatos vários para os meses iniciais de 2024.

Informações: Whatsapp: 18-99709-4684