Benedita cria momento histórico em Araçatuba

Benedita cria momento histórico em Araçatuba

  

Antonio Cesar Perri de Carvalho

O antigo Cine Pedutti – atual Centro Cultural Thathi – foi palco de um momento histórico na tarde do dia 17 de dezembro.

Numeroso público compareceu para assistir o lançamento do filme "Benedita – uma heroína invisível. O legado da superação".

Previamente à exibição do filme, houve apresentação musical e de vídeo sobre o tema musical “A summer place” que assinalava o início dos filmes nos Cines São Francisco e Pedutti. Hélio Consolaro, da Academia Araçatubense de Letras, fez o registro que ele compareceu à inauguração do Cine Pedutti, em 1968, para assistir ao filme “Noviça Rebelde” e de sua satisfação de estar novamente no local para assistir a um filme sobre vulto local. Maria Teresa Assis Lemos Marques de Oliveira (Tieza), secretária de Cultura de Araçatuba, fez saudação, pois a produção do filme contou com apoio dessa Secretaria Municipal. Antonio Cesar Perri de Carvalho (de São Paulo), autor do livro “Benedita Fernandes. A dama da caridade”, enredo base para o filme, relatou as suas motivações que levaram a elaborar essa biografia. Foram apresentados o diretor e produtor do filme, Sirlei Nogueira e Samuel Lalucci, da co-produção Editora Cocriação e Lalucci Filmes, e dois atores. Nelson Custódio atuou como mestre de cerimônias.

Após a exibição do longa metragem o público aplaudiu.

Em seguida, ocorreram os cumprimentos a Sirlei Nogueira e Samuel Lalucci. Ocorreram gravações de entrevistas/depoimentos com vários dos presentes e Perri autografou o livro "Benedita Fernandes. A dama da caridade" (da Editora Cocriação).

Esse evento no Espaço Cultural Thathi assinalou marcante momento histórico: a apresentação de filme no antigo Cine Pedutti, que foi ambiente de lazer de várias gerações, e, especialmente a apresentação de um filme produzido por equipe e com atuação de atores de Araçatuba, focalizando um vulto benemérito que atuou na cidade. Benedita Fernandes fundou em Araçatuba, em 1932, a Associação das Senhoras Cristãs, entidade assistencial espírita pioneira na cidade e região. Até seu falecimento em 1947, houve desdobramento para atendimentos de doentes mentais, crianças órfãs ou abandonadas, escola municipal, albergue noturno. Tornou-se mais conhecido o Hospital Psiquiátrico Benedita Fernandes que funcionou até poucos anos atrás, desativado em função de políticas de saúde mental e transformado em CAPS.

Esse filme está sendo exibido em circuito alternativo mediante agendamentos. O percentual da venda de ingressos fica para os promotores locais. Inclusive o lançamento em Araçatuba tem a renda revertida para várias instituições parceiras. Várias cidades do país e algumas dos Estados Unidos já fizeram exibições desse filme nos últimos dias.

O vulto Benedita Fernandes tem levado Araçatuba para diferentes rincões.

(O autor foi dirigente espírita em Araçatuba; exerceu a presidência da USE-SP e da FEB).

Publicado em:

Folha da Região, Araçatuba, 20/12/2023. P.2.