As memórias do Cesar Perri como relatos de trajetória existencial

As memórias do Cesar Perri como relatos de trajetória existencial

RESENHA – Blog do W.Garcia:

"As narrativas biográficas constituem um gênero literário bastante consumido no mundo, sejam elas escritas ou audiovisuais, tanto mais quanto revelam aspectos do pensamento, da identidade e das ações individuais e coletivas por parte daqueles que se destacam de algum modo na sociedade. Há pelo menos dois tipos de material a colher aí: aqueles que se ligam à subjetividade do biografado e os de caráter histórico.

Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da USE-SP e da Federação Espírita Brasileira, viu-se de repente impulsionado a registrar suas memórias logo no início da pandemia do Coronavírus, e o fez com tal fôlego que acaba de publicá-las em um denso volume – Pelos caminhos da vida, memórias e reflexões (Ed. Cocriação) – com mais de 600 páginas, avisando logo na capa que se trata de 3 volumes em 1, ou seja, uma trilogia, assim dividida: 1º, 2º e 3º Livro, cada qual deles com prefácio específico segundo o tipo de material e o tempo abordado.

À longa carreira acadêmica, cuja trajetória profissional atinge o cargo de pró-Reitor, chegando a pleitear a Reitoria sem o conseguir, Cesar Perri soma sua trajetória espírita, onde também desenvolve uma carreira de estudioso e pesquisador, ao lado da conquista de cargos de liderança, especialmente dois pelos quais se tornou bastante conhecido: presidente da USE-SP, União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, e presidente da FEB, Federação Espírita Brasileira, experiências estas que forneceram à narrativa autobiográfica uma gama muito grande de informações que, por certo, interessam em especial aos historiadores do espiritismo.

No livro 1º, que tem o prefácio de Ismael Gobbo, Cesar Perri reúne memórias familiares e as que se relacionam aos primeiros tempos da infância e adolescência e a inserção no espiritismo, tendo tido a felicidade de ter sua origem em família espírita. Trata-se de um interessante passeio oferecido ao leitor por épocas e situações diversas, com as quais muitos haverão de se identificar devido às semelhanças de acontecimentos. O texto está dividido em dois subtítulos: Definições do roteiro de existência e Educação como laço.

No 2º livro, com prefácio de Manuel Felipe Menezes da Silva Júnior, o autor apresenta suas memórias também sob dois subtítulos: Em ações nacionais e internacionais, em que comenta sua trajetória após deixar sua terra natal, Araçatuba, onde viveu por muitos anos, quando assume compromissos junto à federativa espírita estadual, USE-SP e FEB, até às atividades internacionais por conta do último cargo. Sob o segundo subtítulo: A experiência na FEB, Cesar Perri se concentra na versão dos fatos que correspondem à experiência específica vivida na instituição federativa nacional, que culminou com a perda da sua candidatura à reeleição.

Finalmente, no 3º livro, nosso autor apresenta o prefácio de Hélio Ribeiro Loureiro para este volume que está dividido em três partes: Momentos após FEB, Homenagens a vultos e Algumas pinceladas no tempo. É quando faz análises e apresenta interrogações para o desenrolar dos fatos relacionados ao movimento espírita brasileiro e seu futuro, entre outros assuntos.

Naturalmente, as narrativas das memórias feita em regime de autobiografia sempre trazem fatos curiosos, pitorescos e até mesmo trágicos, o que atende à curiosidade de muitos leitores ávidos por essas minúcias.

No caso do Cesar Perri, à evidência, não poderiam faltar reflexões quanto às experiências em vidas anteriores, revelações mediúnicas recebidas, reencontro no tempo com companheiros do passado, enfim, fatos que acrescentam ao lado humano do sujeito o tom da interexistencialidade tão bem desenvolvido pela pena do inesquecível professor Herculano Pires.

Livro, pois, de leitura necessária.

Livro: Pelos caminhos da vida, memórias e reflexões, 632 páginas, capa 4 cores, formato 14 x 21 cm. Ed. Cocriação Editora, Araçatuba, SP."

Publicado em:

Expediente-on-line. Blog do W.Garcia:

https://www.expedienteonline.com.br/as-memorias-do-cesar-perri-como-relatos-de-trajetoria-existencial/#more-4638