O que é o espiritismo – 160 anos

Resenha

O que é o espiritismo

- 160 anos de publicação –

O que é o espiritismo? ( Qu'Est-ce Que le Spiritisme em francês) é uma breve introdução ao Espiritismo escrita por Allan Kardec em 1859, que tem cerca de um quarto da extensão de O Livro dos Espíritos.

Esse livro é uma espécie de introdução ao estudo da Doutrina Espírita, como Kardec colocou como sub-título da obra; discorre sobre os pontos fundamentais do Espiritismo, em linguagem fácil e acessível a todas as inteligências.

Divide-se em três capítulos. O primeiro, sob a forma de diálogos com um crítico, um cético e um padre, traz respostas àqueles que desconhecem os princípios básicos da Doutrina, bem como apropriadas refutações aos seus contraditores.O segundo capítulo expõe partes da ciência prática e experimental caracterizando-se como um resumo de O livro dos médiuns. O terceiro capítulo é uma síntese de O livro dos espíritos, com a solução, apontada pela Doutrina Espírita, de problemas de ordem psicológica.

O livro é estruturado como uma série de conferências sobre o Espiritismo, destinadas a extinguir a curiosidade pública e desconsiderar falsas noções sobre a doutrina. Não pretende ser uma iniciação e não é visto pelos espíritas como estritamente canônico, mas é muito importante entender as próprias motivações e o compromisso de Kardec com a causa do Espiritismo, pois o livro foi inteiramente escrito por ele mesmo, sem incluir instruções espirituais. Edições modernas são ampliadas por uma breve biografia do autor, escrita por Henri Sausse, em 1896, que se concentra principalmente no papel do Codificador na História do Espiritismo.

No Brasil é publicado por várias Editoras.