50 anos de Espiritismo na imprensa de Araçatuba

50 anos de Espiritismo na imprensa de Araçatuba

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

O jornal Folha da Região, de Araçatuba (SP) trouxe matéria de página inteira alusiva aos 50 anos de Espiritismo na imprensa de Araçatuba com destaque pelos 14 anos da coluna “Face Espírita”, nesse diário, e, também alusiva ao Centenário do Espiritismo em Araçatuba.

A matéria inicial e que dá título à página “Os 14 anos do ‘Face Espírita’ na Folha da Região é de autoria de Sirlei Nogueira. Eis uns trechos:

“A identidade Face Espírita é a marca registrada das nossas ações nos últimos 30 anos. A inspiração foi captada em 1990 e transpirada no mesmo ano e durante 1991 em eventos organizados na cidade de São Paulo, na cidade do Rio de Janeiro e em algumas do interior paulista, como Araçatuba, Bauru e Tupã. Foi nessa cidade que o Departamento de Mocidade da USE-SP (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo) promoveu há 30 anos mais um evento Espirarte, contextualizando arte com Doutrina Espírita. O diretor na época era o cantor Moacyr Camargo, natural de Dracena, mas que residia na capital paulista há alguns anos. FACE surgiu originariamente como Fundação Arte Cultura Espírita, ideia rapidamente alterada em função das dificuldades para se criar uma fundação, até então desconhecidas. A sigla permaneceu. […] Face Espírita – não ‘feice’ – foi oficializada em 21 de novembro de 1991. Portanto, estamos a caminho dos 30 anos de história, dentre os quais estão inseridos os 14 anos da Coluna Face Espírita comemorados neste dia 16 de maio. […] Aos 14 anos, Face Espírita na Folha da Região está com todo o gás para continuar a contribuir com reflexões a partir dos conteúdos básicos e complementares no contexto da Doutrina Espírita, codificada há 164 anos.”

Sirlei Nogueira é jornalista, presidente da USE (União das Sociedades Espíritas) Regional de Araçatuba, gestor da Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes, responsável pelo espaço Face Espírita e coordena o programa Centenário do Espiritismo em Araçatuba.

A página comemorativa de Folha da Região também traz ilustrações históricas oriundas de nosso acervo pessoal e também estampa artigo de nossa autoria, com umas pinceladas históricas pelos 50 anos de publicação de “coluna espíritas” em Araçatuba, que iniciamos em outubro de 1971. De nossa matéria com o título “Espiritismo na imprensa de Araçatuba: 50 anos de história em 2021”, transcrevemos trechos:

“Em outubro de 1971, como presidente da então União Municipal Espírita de Araçatuba (hoje USE Intermunicipal de Araçatuba), tínhamos a intenção de manter uma seção sobre Espiritismo em jornal local. Procuramos o proprietário do jornal Tribuna da Noroeste, o jornalista Jeremias Alves Pereira, com quem já tínhamos conhecimento. Ao apresentar nossa proposta de manter uma ‘coluna espírita’ semanal no referido jornal, ele se foi receptivo, mas com uma ressalva: ‘ – Espero matérias inéditas. Porque muitas vezes me encaminharam folhetos contendo mensagens espíritas e meu interesse é em textos especialmente redigidos para esse jornal’.

[…] Também em outubro de 1971, com apoio do jornalista Odorindo Perenha, o Bira, simultaneamente começamos a publicação semanal no jornal A Comarca. Em 1973 já mantínhamos também uma seção em Folha da Região, com o beneplácito de seu proprietário Genilson Senche e depois de sua viúva e sucessora. Até a Tribuna da Noroeste cessar suas atividades, a seção espírita semanal era publicada em três jornais da cidade. Apenas com nossa mudança para a capital paulista em meados de 1989 é que cessamos nossa atuação de 18 anos na publicação das matérias espíritas nos jornais locais. Mas, alguns companheiros ainda deram prosseguimento.

[…] Como conteúdo das matérias, focalizávamos temas do momento à luz do Espiritismo, comentários sobre fatos do movimento espírita local, do país e até do exterior, e, aproveitávamos as visitas de oradores convidados para participação em eventos na cidade para algumas entrevistas. Dessa maneira, o orador Divaldo Pereira Franco foi várias vezes focalizado durante aqueles anos. Chico Xavier era constantemente citado e comentado nas nossas matérias, pois foi o período em que o visitávamos com assiduidade em Uberaba. Ao retornar sempre tínhamos algum fato a relatar sobre os contatos com Chico Xavier.

Momentos significativos do desenvolvimento do Espiritismo em Araçatuba foram registrados nas seções semanais que mantivemos em jornais da cidade. Algum tempo depois, mesmo residindo em São Paulo, encaminhávamos com constância – agora pela internet – textos que foram publicados em Folha da Região, mas com abordagens não apenas espíritas, analisando também questões educacionais. No ano de 1997, houve uma publicação reduzida Visões de um Araçatubense, editado pela Faxpress, com transcrições de matérias de nossa autoria dessa nova fase.”

(Trechos transcritos de: caderno domingueiro “Vida” de Folha da Região, Araçatuba, 16/05/2021, p. B-4).

(*) Foi professor universitário e dirigente espírita em Araçatuba; presidente da USE-SP e da FEB.