116 anos de Centro fundado por Cairbar Schutel

15 de julho – 116 anos de Centro fundado por Cairbar Schutel

De Carrara:1

“Fundado em 1905 por Cairbar Schutel em Matão, SP, a instituição surgiu como Grupo Espírita Amantes da Pobreza, tendo seu nome alterado para o atual no início dos anos 2000. Foi o primeiro empreendimento de Schutel em seu dedicado e nobre trabalho de divulgação do Espiritismo.

Cairbar era um católico atuante e convicto, porém tornara-se espírita em razão dos sonhos que tivera com seus pais, desencarnados quando ele ainda não contava 10 anos de idade. Os sonhos, vívidos, pareciam encontros, e não meras lembranças. Buscando respostas no Catolicismo e com o padre local, recebeu como retorno que era melhor "não mexer com essas coisas".

Assim, tomando conhecimento que em Matão eram realizadas sessões mediúnicas de tiptologia, passou a frequentar essas reuniões e convenceu-se da imortalidade da alma e da justiça consoladora da lei de causa e efeito, só possível com a reencarnação.

Após ser presenteado com uma edição da revista Reformador, decide estudar as obras básicas da Codificação Espírita, encantando-se com a proposta racional de Allan Kardec.

Tornando-se espírita, pouco depois decide fundar o Amantes da Pobreza, com o objetivo de levar a mais mentes e corações as realidades da imortalidade da alma.

Um mês após a fundação do centro espírita, no dia 15 de agosto de 1905, seria publicada a primeira edição do jornal O Clarim.

E 20 anos mais tarde, em fevereiro de 1925, surgia a Revista Internacional de Espiritismo (RIE). Tanto O Clarim quanto a RIE continuam em circulação até os dias atuais.”1

De Perri:2

“As instituições criadas por Schutel, sempre contando com dedicada equipe de dirigentes e colaboradores, passaram por guerras, crises políticas e econômicas e superaram a intolerância e o preconceito. Realmente as ‘clarinadas’ de divulgação de Schutel e ‘som da trombeta’ de Paulo são toques inspiradores para a cadência de ações!

Uma das frases de sua autoria tornou-se célebre e está registrada na lápide em seu túmulo: ‘Vivi, vivo e viverei porque sou imortal’.”2

Fontes:

1) Carrara, Cássio. 15 de julho, comemoram-se 116 anos de fundação do Centro Espírita O Clarim. Site de Casa Editora O Clarim: www.oclarim.com.br. Extraído do Boletim Notícias do Movimento Espírita: http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JULHO/15-07-2021.htm

2) Carvalho, Antonio Cesar Perri. Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões. Cap. 2.10. Araçatuba: Cocriação. 2021.