União, divulgação e intercâmbio assinalam comemorações de Araçatuba

União, divulgação e intercâmbio assinalam comemorações de Araçatuba

         

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Araçatuba foi fundada em 02/12/1908 com a instalação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB). O nascente povoado recebeu os operários e engenheiros da Estrada de Ferro, os primeiros comerciantes e agricultores.

Entre esses chegaram os pioneiros espíritas da cidade.

No ano de 1914, Gedeão Fernandes de Miranda se estabeleceu como agricultor. Tornou-se espírita na mesma época e no ano de 1921 veio a ser o fundador da primeira instituição espírita da cidade, a União Espírita Paz e Caridade, em pleno funcionamento em nossos dias e mantendo o Abrigo Ismael.

Também em 1914, o italiano Umberto Bergamaschi aportou na nascente cidade como agrimensor. Ele e descendentes atuaram em vários centros espíritas de Araçatuba.

Outro italiano, Ugolino Dall’Oca, chegou no ano de 1916 para atuar no comércio e juntamente com sua família vieram a atuar em várias instituições, inclusive na fundação de mocidade espírita e entidade assistencial na cidade.

O movimento espírita desenvolveu-se com atuação de notáveis líderes e a fundação de várias e diversificadas instituições.

No contexto de organização da união dos espíritas em nível estadual, em 1947, foi fundada na capital paulista a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, prevendo-se a instalação de órgãos em níveis municipal e regional. Assim, foi criada a União Municipal Espírita de Araçatuba, em 1949, e, em 1952, a cidade tornou-se sede de um Conselho Regional Espírita. Esses órgãos de união dos espíritas atualmente são designados, respectivamente, USE Intermunicipal de Araçatuba e USE Regional de Araçatuba.

A efeméride dos 70 anos de criação da USE Regional de Araçatuba foi focalizada no domingo, dia 04 de dezembro, em evento virtual da Confraternização de Espíritas da Alta Noroeste, transmitida pelo canal Estação Dama Caridade Benedita Fernandes.

Como convidado e ex-dirigente espírita da cidade, desenvolvemos o tema “União com divulgação e intercâmbio”. Nossa exposição foi dividida em três blocos: a origem da USE Regional em 1952, na época o Conselho Regional Espírita; a criação da CONEAN – Confraternização de Espíritas da Alta Noroeste em 1981; e considerações sobre as atividades espíritas na atualidade. Nos dois primeiros blocos, apresentamos fotos históricas.

Esses blocos foram entremeados com relatos de dirigentes espíritas da região, desenvolvidas em Auriflama, Guararapes, Biriguí, Penápolis e Araçatuba.

Ao final falaram ex-dirigentes da USE Regional de Araçatuba: Maria Luzia de Almeida Rosa, Osvaldo Magro Filho, Ismael Gobbo, Dirceu Semighini e Sirlei Nogueira. O atual presidente Roberto Cesar Santos fez a coordenação da programação e também teceu as considerações finais.

Num panorama rápido sobre o desenvolvimento do Espiritismo em Araçatuba nos chamam atenção alguns fatos relacionados com o tema do citado evento virtual. Desde a origem da cidade já apareciam pioneiros espíritas e dois sendo imigrantes. Ainda nas décadas iniciais, uma afrodescendente, Benedita Fernandes, foi pioneira na cidade e região nas atividades assistenciais espíritas. Com a “Jornada sobre Mediunidade”, a partir de Araçatuba, houve a propagação do programa de estudo e prática da mediunidade – COEM, originário do Centro Espírita Luz Eterna, de Curitiba. Entre variadas formas de divulgação implantadas no movimento espírita da cidade, destaca-se a instalação de antena retransmissora da TV Mundo Maior (TV aberta da FEAL), em 2017.

Ou seja, há diversos marcos representativos das palavras chaves: união, divulgação, intercâmbio.

A mensagem espírita, com união e intercâmbio entre instituições, é importante para se fortalecer as propostas de acolhimento e apoio a todos que adentram as instituições espíritas.

(*) Foi dirigente espírita em Araçatuba, presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e da Federação Espírita Brasileira 

Live – acesse pelo link (copie e cole): https://www.youtube.com/watch?v=EJBa7KVRFIQ&t=1745s