Rolando Perri Cefaly – o “Rolandinho”

Rolando Perri Cefaly – o “Rolandinho”

(18-01-1930 / 06-04-1997)

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

"Nasceu em São Carlos aos 18/01/1930. Com a desencarnação de sua genitora foi levado para Araçatuba, onde viveu nas residências dos tios maternos Gertrudes e Albino Marinelli, da avó Rosana e finalmente dos tios Ditinha e Rolando Perri. Manteve-se solteiro; formou-se professor primário (curso normal) e contabilista. […] Tornou-se espírita levado pela sua irmã Bebé. Foi um processo de intensa e radical transformação que passou dos tempos de juventude até bem descolada, com amigos ricos, esportista de sucesso, glamour e namoradas, para a posição solitária com adoção de uma postura simples e de rigidez moral.

[…] Em 30/12/1959, participou da fundação do Grupo de Estudos Evangélicos João Luiz dos Santos, na residência de Emília Santos. Assumiu a direção do Grupo, sendo Emília a médium, e contando com presença e apoio continuado da irmã Bebé e amigos de Emília Santos. Esse Grupo foi a base inicial e com a autoridade moral de sua modificação conseguiu apoio e depois muita admiração para a fundação da Instituição Nosso Lar, em Araçatuba, em 1960, contando com apoio de Bebé e alguns parentes e amigos. E surgiram os desdobramentos da Instituição pioneira: Casa Transitória (1962), Casa da Sopa Emília Santos (1966), Creche e Lar João Luiz dos Santos (1972) e Centro Espírita Luz e Fraternidade (1972).

[…] Publicou livros com relatos de casos que vivenciou e mediúnicos: Lições da vida (1990), Convites para meditação (1995) e Contos reais (1997), todos editados pela Instituição Nosso Lar. Manteve-se como presidente, mesmo na fase de enfermidade e até sua desencarnação em abril de 1997, em Araçatuba. Seu nome designa a Livraria Espírita e um Conjunto Habitacional na cidade de Araçatuba.

Como conhecemos a fase de tio Rolandinho antes de ser espírita, somos testemunha de sua radical transformação de estilo e de objetivos de vida. Ele foi uma figura muito presente durante nossa infância e juventude."

(*) Carvalho, Antonio Cesar Perri. Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões. Cap. 1.10. Araçatuba: Cocriação. 2021.

Transcrição parcial do Boletim de Notícias do Movimento Espírita (Ismael Gobbo), 18/01/2024.