Revista Espírita em francês comenta adulterações de A Gênese

Revista Espírita em francês comenta adulterações de A Gênese

A Revista Espírita, edição em francês (Revue Spirite, 1º. Trimestre de 2018, p.36-42), trouxe a matéria intitulada “Face O legado de Allan Kardec” onde informa que “Le Mouvement Spirite Francophone” lançou, em coordenação com o Conselho Espírita Internacional, uma nova edição comemorativa de A Gênese, coerente com as quatro primeiras edições do Allan Kardec, e com o preço de 7,50 Euros.

A Revue Spirite comenta também:

“Este livro contém, pois, a quintessência do pensamento de Allan Kardec, escritas após a maturação das idéias iniciais pelas reações dos leitores da Revista Espírita, onde Allan Kardec previamente havia publicado em vários capítulos, e também pela concordância e a universalidade do ensino dos Espíritos. No momento, vários pesquisadores espíritas pelo mundo (Uruguai, Argentina, Colômbia, Brasil, Estados Unidos e França) têm realizado pesquisas sobre o assunto, por vezes de forma independente uns dos outros, e todos têm estabelecido que existe uma dúvida legítima sobre a edição atual de A Gênese, que está de acordo com o 5ª. edição publicada em 1872, ou seja depois do desencarnação de Allan Kardec. Com efeito, todas as biografias afirmam que a 5ª. edição está conforme com a 4ª. publicada em 1868, mas o exame pormenorizado mostra que este não é o caso, a 4ª. são idênticas para as três primeiras, todas publicadas por Allan Kardec em 1868 e 1869. O texto da 5ª. edição, portanto, teria sido alterado depois da desencarnação de Allan Kardec.

Para mais detalhes, ver nesta revista a tradução do último capítulo do livro "El legado de Allan Kardec", com a permissão da autora Simoni Privato Goidanich, que reside no Uruguai.

Esta adulteração já havia sido denunciada por Henri Sausse, em um artigo intitulado "Uma infâmia", publicado na revista Le Spiritisme em 1884, época em que Leymarie, claramente sucumbiu ao conflito de interesses e a influências prejudiciais de entidades espirituais inimigas do bem, tinha se desviado das bases do espiritismo e das instruções de Allan Kardec, para desgosto de muitos espíritas sinceros, incluindo Gabriel Delanne e Léon Denis, que fundaram a União Espírita Francesa, com o consentimento de Amélie Boudet pouco antes de sua desencarnação em Janeiro de 1883.

Voltaremos com mais detalhes sobre esses episódios do movimento espírita da França, depois da desencarnação de Allan Kardec, que têm sido objeto de várias pesquisas publicadas em dois livros em português, um terceiro está em preparação.”

Observações do GEECX:

Também a edição em inglês da citada revista – Spiritist Magazine (Revista Espírita), publicada nos EUA, número abril-junho de 2018, p.16-21 -, publicou o artigo "In search of Allan Kardec’s legacy", de autoria de Simoni Privato Goidanich, (http://grupochicoxavier.com.br/alteracoes-de-a-genese-em-revista-em-ingles/)

O livro de Simoni Privato Goidanich, já está disponível em portugês, edição da USE-SP/CCDPE.