Repercute a pesquisa inédita sobre estudo do Novo Testamento pelos espíritas:

Repercute a pesquisa inédita sobre estudo do Novo Testamento pelos espíritas 

Muitos comentários e acessos sobre o estudo do Novo Testamento pelos espíritas foi objeto de pesquisa desenvolvida por Natália Cannizza Torres: a Dissertação de Mestrado “'Jesus a porta, Kardec a chave': a apropriação do Novo Testamento pelo segmento espírita", defendida e aprovada no 1o Semestre de 2019 junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos para obtenção do título de Mestra em Sociologia. Este trabalho acadêmico foi orientado pelo Professor Doutor André Ricardo de Souza, do Departamento de Sociologia da UFSCar.

A pesquisadora realça o papel significativo das obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier, notadamente de autoria do espírito Emmanuel; destaca as propostas de meados do século XX, mas com impulso de propagação nesta 2a. década do século XXI: o estudo interpretativo do Novo Testamento, o qual começou em Belo Horizonte e que principalmente a partir da criação do NEPE (Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho), junto à Federação Espírita Brasileira em 2012 e que mesmo após sua desativação em 2015, a prática se expandiu pelo país.

A Dissertação apresenta dados muito interessantes e até sintetiza-os em Tabelas. Atualmente, existem 59 NEPEs em diferentes centros espíritas, espalhados por 14 unidades federativas do país.

A Dissertação de Mestrado trata de maneira inédita o estudo do Novo Testamento no movimento espírita, com fundamentos acadêmicos, focaliza a visão espírita, relacionando dados e fontes obtidos na literatura acadêmica e espírita, nas entrevistas e nos contatos com dezenas de grupos de estudos espíritas do país. Esta pesquisa contribui com análises sociológicas e informações históricas.

Acesso à Dissertação de Mestrado:

Torres, Natália Cannizza. “Jesus a porta, Kardec a chave”: a apropriação do Novo Testamento pelo segmento espírita. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. 2019. 91p. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/11755/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Nata%cc%81lia%20Cannizza%20Torres.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Acesso à Resenha:

Pesquisa sobre o estudo do Novo Testamento pelos espíritas