Os vários “dias” comemorativos e o “Viver em família”

Os vários “dias” comemorativos e o “Viver em família”

Antonio Cesar Perri de Carvalho

A USE-SP está preparando a reativação da Campanha “Viver em Família” lançada há 29 anos, tendo por slogan “O melhor é viver em família. Aperte mais esse laço”.(1)

Trata-se de tema sempre de máxima importância para o complexo contexto social.

Há vários “dias” oficiais de comemorações como os dias: das mães, dos pais, dos avós, dos irmãos, etc.

Mas o necessário será sempre a compreensão do conjunto família, que é a base da sociedade.

O lançamento nacional da Campanha "Viver em Família" ocorreu em São Paulo, no dia 29 de janeiro de 1994, com realização da USE-SP na sede do Centro Espírita Nosso Lar, sendo desenvolvido o Seminário “Formação de equipes para a Campanha”.(2) Na realidade foi proposta da USE-SP ao Conselho Federativo Nacional da FEB, no período em que ocupávamos a presidência da USE-SP.

Fato de máxima importância é que a família deve contar com um espaço integrado e conjunto no Centro Espírita, deixando-se de ser pulverizada – com barreiras etárias – apenas em reuniões específicas para crianças, jovens e adultos.

E no ambiente familiar deve ocorrer não apenas a reunião do Evangelho no lar, mas o esforço pela vivência dos postulados espíritas e cristãos.

Daí, as questões básicas de O livro dos espíritos:

"Os laços sociais são necessários ao progresso e os laços de família estreitam os laços sociais. Eis aqui porque os laços de família são uma lei natural. […] Qual seria para a sociedade o resultado do relaxamento dos laços de família? ̶ Uma recrudescência do egoísmo."(3)

E o comentário de Emmanuel:

“A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter. […] Como renovar os processos de educação para a melhoria do mundo? – As escolas instrutivas do planeta poderão renovar sempre os seus métodos pedagógicos, com esses ou aqueles processos novos, de conformidade com a psicologia infantil, mas a escola educativa do lar só possui uma fonte de renovação que é o Evangelho, e um só modelo de mestre, que é a personalidade excelsa do Cristo.”(4)

A propósito do momento do Evangelho no lar, recomenda Bezerra de Menezes:

“Que tão belos serões renovadores do lar e dos corações obtenham êxito na boa educação da infância e dos iniciantes em geral, é o meu desejo.”(5)

Na literatura espírita – além das obras citadas -, há muitos subsídios para se estudar e analisar os temas sobre família.

Passados 29 anos do lançamento da Campanha “Viver em Família”, o cenário em que vivemos solicita muita atenção para o cultivo dos valores familiares.

O momento requer a implementação do slogan da Campanha, inspirado em O livro dos espíritos:

“O melhor é viver em família. Aperte mais esse laço”!

Referências:

1) Dirigente Espírita - página eletrônica da USE: https://usesp.org.br/wp-content/uploads/2023/04/reDE-194-marco-abril-2023.pdf

2) Carvalho, Antonio Cesar Perri (Org.). Laços de família. 8.ed. São Paulo: Ed. USE. 150p.

3) Kardec, Allan. Trad. Ribeiro, Guillon. O livro dos espíritos. Questões 774 e 775. Brasília: FEB.

4) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. O consolador. 29.ed. Questões 110 e 112. Brasília: FEB.

5) Bezerra de Menezes. Advertência aos pais. In: Pereira, Yvonne Amaral. A família espírita. 1.ed. Brasília: FEB. 117p.