Obras em Jales e Fernandópolis homenageiam Benedita Fernandes

Obras em Jales e Fernandópolis homenageiam Benedita Fernandes

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Desde os idos de 1967 nos dispusemos o estudar a história de vida de Benedita Fernandes (1883-1947) que foi uma mulher de muito valor que soube superar inúmeras dificuldades e limites para criar e consolidar em Araçatuba (SP) a obra assistencial espírita pioneira da cidade e da região.

Por ocasião do cinqüentenário da instituição por ela fundada, a Associação das Senhoras Cristãs, em evento comemorativo da então União Municipal Espírita de Araçatuba, lançamos a primeira biografia sobre ela: “Dama da Caridade”, em março de 1982.

Houve difusão deste livro e ampliou-se a divulgação sobre o notável trabalho de Benedita Fernandes. Depois ocorreu uma 2a edição em 1987, com a Editora Radhu, que ampliou a distribuição do livro. Em livros psicografados por Divaldo Pereira Franco foram incluídas algumas mensagens de autoria do nobre Espírito.

Em seguida, com atribuições na USE-SP e na FEB, empreendemos inúmeras viagens pelo país, e tivemos a oportunidade de ouvir relatos sobre a atuação espiritual de Benedita nos mais diferentes lugares e de conhecer repercussões sobre o livro citado.

Em nova etapa de difusão doutrinária, em contato direto com centros espíritas do interior, em novembro de 2017, tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente, obras sobre o citado vulto espiritual. Na cidade de Jales (SP), estivemos na Instituição Beneficente Benedita Fernandes, mantenedora da Casa da Sopa, que funciona em bairros simples, os Jardins Municipal e Alvorada, e promove atividades de apoio a famílias na sede da instituição e em visitas a lares (grupo samaritano), e também mantém reunião pública sobre o evangelho para adultos e de evangelização infantil. Foi fundada há mais de vinte anos.

Na vizinha cidade de Fernandópolis (SP), na Associação Espírita Missionários da Luz, localizada no Jardim Acapulco, há registros da atuação espiritual de Benedita em várias atividades. Nesta instituição a Livraria tem o nome de Benedita e no belo jardim e bosque, no terreno da Associação, montado pelo idealista Granela, funciona a Casa de Costura Benedita Fernandes, com finalidade assistencial.

A cada ano de jornada doutrinária e em contatos diretos com centros, ficamos impressionados com episódios e homenagens relacionados com Benedita Fernandes. Todavia, neste ano de 2017, quando transcorreram 85 anos de fundação da Associação das Senhoras Cristãs e 70 anos de desencarnação de Benedita Fernandes, exultamos com a possibilidade do lançamento em maio, na cidade de Araçatuba, da obra já citada, mas em nova versão, bem ampliada e revisada, com o título de “Benedita Fernandes. A dama da caridade”, pela Editora Cocriação, com apoio da USE Regional de Araçatuba.

(*) Foi dirigente de instituições em Araçatuba, presidente da USE-SP e presidente da FEB.

Nota em: http://grupochicoxavier.com.br/obras-homenagens-benedita-fernandes/