Obras Básicas como antídoto às aflições

Obras Básicas como antídoto às aflições

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Em meados de abril transcorrem duas efemérides marcantes: no dia 15, a data de lançamento de O evangelho segundo o espiritismo, e, no dia 18, de O livro dos espíritos.

A obra inaugural de Allan Kardec – O livro dos espíritos -, e que assinala a data de nascimento do Espiritismo provocou repercussões na imprensa parisiense. Vários “folhetins”, seções culturais dos jornais, apresentaram notícia e resenha. A edição inicial era mais curta, com 501 perguntas e respostas. Kardec o complementou até a edição definitiva com 1019 questões. Nessa obra estão contidos os princípios do Espiritismo, enfeixados em quatro partes: Das causas primárias, Do mundo espírita ou mundo espiritual, Das leis morais, e, Das esperanças e consolações.

Nos anos seguintes, o Codificador desdobrou os temas que caracterizam cada Parte do livro pioneiro.

Assim, em 1864 vem a lume O Evangelho segundo o Espiritismo. Também passou por revisões e acréscimos até sua edição definitiva. Na realidade, é um desdobramento da 3ª. Parte de O livro dos espíritos, detalhando comentários sobre exemplos e o ensino moral de Jesus.

As duas obras tem sido comemoradas em datas significativas. O livro dos espíritos foi o tema central do 2º. Congresso Brasileiro de Espiritismo, alusivo aos 150 anos da publicação dessa obra. Foi promovido em 2007 pela FEB, durante a gestão do presidente Nestor Masotti. E veio a lume edição especial e histórica dessa obra.

Ao longo do ano de 2014 e notadamente no 4º Congresso Espírita Brasileiro, com quatro marcantes eventos simultâneos e em regiões diferentes do país, com o tema central “150 anos de esclarecimento e consolação” foi comemorado o Sesquicentenário de O evangelho segundo o espiritismo. E foi publicada edição histórica dessa obra. Durante nossa presidência na FEB, como interino e efetivo, criamos e implantamos na sede da FEB, no ano de 2012, o estudo semanal, sistemático e interpretativo de O evangelho segundo o espiritismo e a criação do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho da FEB – NEPE, este último funcionou até o final de nossa gestão em março de 2015. As experiências vividas com esses estudos, fruto do trabalho de grande equipe, foram registradas no exemplar lançado durante o Congresso: O evangelho segundo o espiritismo. Orientações para o estudo (FEB). Na sequência, em 2013 foram implantados na sede da FEB cursos sobre cada uma das Obras Básicas de Kardec.

Fato digno de nota é que o espírito Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier, elaborou obras homenageando os livros básicos do Codificador. Por ocasião do Centenário deles, meados do século XX, esses livros foram publicados, entre outros: Religião dos espíritos (FEB), alusivo a O livro dos espíritos, e, Livro da esperança (CEC), em homenagem a O evangelho segundo o espiritismo.

Todas essas obras devem merecer a atenção dos espíritas, no estudo e na divulgação.

Notadamente em época complexa como a que vivemos de tragédia sanitária e que exacerbam situações cruéis e afetam todos os seres humanos. O momento é de acolhimento espiritual, de consolo e de esclarecimento. Nada melhor do que as Obras Básicas do Codificador como um manancial de antídotos às aflições.

(*) Foi presidente da USE-SP e da FEB.