O Evangelho e seu significado na evolução

O Evangelho e seu significado na evolução
Tema do I Colóquio Bahia-Mundo de Espiritismo

A Federação Espírita do Estado da Bahia promove o I Colóquio Bahia-Mundo de Espiritismo, dentro do XVI Congresso Espírita da Bahia, entre 30/10 e 2/11/2015.

Contando com um rol de expositores convidados, inclusive do GEECX, haverá o desenvolvimento o oportuno estudo do tema “O Evangelho e seu significado na evolução”, tendo Simone Figueredo, como Coordenadora.

A referida coordenadora do tema distribuiu uma sugestiva pauta de reflexões para os expositores. Vale a pena a reflexão sobre o temário.

Destacou Simone Figueredo alguns pontos para estudo e debate para a melhor compreensão do “Evangelho e seu significado na evolução”: “Que significado tem o Evangelho no contexto da evolução? Há orientações no Evangelho que podem nos levar à superação do estágio humano?

O Espiritismo se propõe a vivência do pensamento de Jesus. Como espíritos que somos, o que podemos realizar com os seguintes “mandamentos”?

  1. “Sede vós pois perfeitos, como perfeito é o vosso Pai que está nos céus.”

(Mateus 5: 48)

O que entendemos por perfeição? Acreditamos neste estágio na condição humana?

  1. “Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?… Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e  vem, e segue-me!” (Mateus 19:16  e 19:21).

– Até que ponto somos capazes de abdicar dos bens terrenos? É possível desfrutar da riqueza material e alcançar o reino do céu? O que significa a vida eterna?

  1. “Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros, e que, assim como eu vos amei, vos ameis também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” (João 13:35)

“Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15:13)

– Como estamos vivenciando o amor nas relações? Podemos alcançar o ideal de “um só pensamento e um só coração”?

  1. "Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível" (Mateus 17.20).

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” (João 14:12)

– Acreditamos em nosso potencial? Como vivenciar esta afirmação no cotidiano?

O que pensamos sobre a vida em comunhão com Deus? O que fazemos para desfrutar deste estado? O que podemos pensar sobre a estrutura de uma sociedade humana baseada nos princípios do Evangelho? O que será possível realizarmos como comunidade espírita centrada no Evangelho para renovar as estruturas sociais vigentes?”

O XVI Congresso Espírita da Bahia faz uma oportuna inovação estimulando para que os integrantes do grupo temático pensem em cada um dos itens/perguntas.

Aliás, é o tipo da reflexão e estudo que deveria se ampliar nas instituições e no Movimento Espírita.

Equipe GEECX