O Clarim comemora 116 anos

O Clarim comemora 116 anos

Matão, SP (15-08-1905 / 15-08-2021) – O Clarim: 116 anos!*

Cássio Carrara*

A rapidez com que se propagaram, em todas as partes do mundo, os estranhos fenômenos das manifestações espíritas é uma prova evidente do interesse que despertam. A princípio simples objeto de curiosidade, não tardaram a chamar a atenção de homens sérios que neles vislumbraram, desde o início, a influência inevitável que viriam a ter sobre o estado moral da sociedade.

As novas ideias que surgem desses fenômenos popularizam-se cada dia mais, e nada lhes pode deter o progresso, pela simples razão de que estão ao alcance de todos, ou de quase todos, e nenhum poder humano lhes impedirá que se manifestem. (…) “Insistimos: quando uma força está na Natureza, pode-se detê-la por um instante, porém, jamais aniquilá-la! Seu curso apenas poderá ser desviado. Ora, a força que se revela no fenômeno das manifestações, seja qual for a sua causa, está na Natureza, da mesma forma que o magnetismo, e não poderá ser exterminada, como a força elétrica também não o será. O que importa é que seja observada e estudada em todas as suas fases, a fim de se deduzirem as leis que a regem. Se for um erro, uma ilusão, o tempo fará justiça; se, porém, for verdadeira, a verdade é como o vapor: quanto mais se o comprime, tanto maior será a sua força de expansão.”[1]

Não é exagero dizer que a divulgação espírita foi impulsionada pela sua imprensa especializada. Breves oito meses após o lançamento da obra inaugural – O Livro dos Espíritos – Allan Kardec publica o primeiro número da Revista Espírita, a fim de explorar e relatar os avanços da recente filosofia por ele codificada. No Brasil, em 1869, antes mesmo de qualquer livro, Luiz Olímpio Teles de Menezes funda o primeiro órgão de imprensa espírita nacional: O Écho d’Além-Túmulo, precursor de uma lista valorosa de periódicos, que inclui a revista O Reformador, criado em 1883 e mantido pela Federação Espírita Brasileira, e o jornal Verdade e Luz, idealizado pelo exímio Batuíra ainda no século XIX.

Cometeríamos enormes injustiças se continuássemos a listar nossos parceiros de divulgação da Doutrina Espírita, que se avolumaram em número e se consolidaram pela qualidade e responsabilidade doutrinária ao longo destes últimos 160 anos. Um deles, porém, merece neste momento nossas diminutas homenagens.

Estas linhas agora impressas em cores e produzidas com auxílio das facilidades tecnológicas do século XXI, presenciaram as enormes e incomparáveis transformações das últimas décadas, mantendo-se firmes no ideal proposto e lutando bravamente contra quaisquer tipo de dificuldades econômicas, sociais, preconceitos e discriminações religiosas, guerras e outras percalços que insistiram e insistem em posicionar-se no caminho até seus leitores.

Estas linhas, nas palavras do historiador e escritor espírita Wilson Garcia, nasceram “para desbravar a selva da ignorância alimentada pelo clero dominante”[2], recebendo 20 anos depois o reforço da Revista Internacional de Espiritismo no esforço incansável de Cairbar Schutel por fazer da sua pequena Matão um centro de excelência da divulgação do Espiritismo. Estas linhas, valentes, foram capazes de enfrentar com razão, bom senso e justiça a ignorância daqueles que imaginavam deter para si o controle da crença e da fé de seus seguidores. Estas linhas, esclarecedoras, não se cansam de consolar corações aflitos em busca de palavras de esperança, renovando o desejo de amar a vida e tudo que ela proporciona aos habitantes desta Terra em constante e lenta evolução.

Estas linhas, conforme a brilhante conclusão de Kardec[1], relatam uma força da Natureza, impossível de ser detida ou ignorada, por meio de palavras de luz que ecoam ininterruptamente por todos os continentes há 116 anos!

Obrigado Cairbar Schutel! Parabéns, jornal O Clarim!

Referências:

1. KARDEC, Allan. Revista Espírita. Janeiro de 1858. Introdução. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. Brasília: FEB.

2. GARCIA, Wilson. A importância da imprensa espírita. Disponível em: http://www.espiritualidades.com.br/…/GARCIA_Wilson_tit…. Acesso em 27 de junho de 2017. *

(*) Texto originariamente publicado no jornal O Clarim de agosto de 2017 de autoria do jornalista e redator; adaptado para esta edição. Extraído de:

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA - 12-08-2021; https://www.noticiasespiritas.com.br/…/12-08-2021.htm