O casal Linda e João – amizade e apoio

O casal Linda e João – amizade e apoio

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Começamos a frequentar as reuniões do Centro Espírita “Amor e Caridade”, de Biriguí, aos 09 anos de idade, no início de 1958, por indicação de Emília Santos, que atuava como médium no local, embora residente em Araçatuba.

Registros interessantes sobre os dirigentes e fundadores do Centro Espírita “Amor e Caridade”:

- Nosso tio-avô Albino Marinelli, juntamente com o Sr. João foi um dos responsáveis pela construção do Lar José Maria Lisboa; amigo de José Geraldi, loja de material de construção. um dos filhos, o Jorge Geraldi, casado com Nilza, filha de Linda e João.

- Nos anos 1940, nosso tio-avô José Perri residiu e atuou como médico em Biriguí, aceitaram o Espiritismo; amigos do casal de Biriguí; a desencarnação de Tércio, ainda criança, filho do casal Antonieta Cavalieri e José Perri, levou-o a momentos de instabilidade emocional, e foi apoiado por dona Linda. A amizade e contatos perduraram.

- A avó Antonieta Perri Cefali, desencarnada em 1935, teria se manifestado e sido consolada pela mediunidade de dona Linda no início dos anos 1950.

- Em São Carlos, esse casal de Biriguí foi contemporâneo de familiares nossos.

- João Dias de Almeida (São Carlos 1901; Biriguí 1984), trabalhava como tipógrafo em jornal que imprimia “O Clarim”, de Cairbar Schutel, tornando-se, simpatizante da Doutrina Espírita. – Em 1926, casou-se com D. Linda Dias de Almeida (Matão, SP, 1908; Biriguí 2004).

- O casal viveu em Olímpia e São Paulo. Com as manifestações mediunidade latente de Linda, João, conhecedor dos princípios espíritas, busca orientação em Centro Espírita em Tucuruvi, bairro de São Paulo, começa a trabalhar como médium e visitando os enfermos do hospital do bairro. Receberam o chamado, sob a orientação do espírito Felício Luchini, para fixarem residência em Biriguí, onde em conjunto com o espírito José Maria Lisboa deveriam cumprir sua missão.

- Em 05 de janeiro de 1940, venderam seus bens em São Paulo e estabeleceram-se no comércio, em Biriguí, e atividade agrícola em uma pequena propriedade, região da Água Limpa; depois área maior de terras, no município de Buritama, bairro do Lajeado.

- D. Linda se tornava conhecida, dons mediúnicos e suas qualidades morais e cristãs; construíram e inauguraram o Centro Espírita Amor e Caridade, na Rua Nilo Peçanha, 485, em 28 de janeiro de 1940.

- 17 de julho de 1943: sob a presidência do Sr. João Dias de Almeida foi lançada a pedra fundamental de dependência do “Amor e Caridade”, no bairro Córrego da Pedra, município de Monte Aprazível, hoje Lourdes.

- 29 de junho de 1945: criado o Departamento “Asilo da Velhice e dos Desamparados”, idosos e crianças sem lar, com 40 internos.

- 02 de fevereiro de 1947: inaugurado o “Sanatório Felício Luchini”, depois “Hospital Psiquiátrico Felício Luchini”.

- 12 de junho de 1949: inaugurado o Orfanato “José Maria Lisboa”, depois chamado Lar.

- O casal recebeu o título de Cidadão Biriguiense; receberam várias Comendas, e, em 20 de agosto de 1985, a Câmara Municipal criou o Centro Comunitário “João Dias de Almeida”.

- Desde criança, frequentamos o Centro com entrada de arvoredos de murta com flores brancas exalando aroma marcado em nossa lembrança. Na secretaria, o Sr. João simpático, risonho e puxando prosa, geralmente encontrávamos os irmãos Adauto e Adalberto Quirino da Silva. Dentro do salão dona Linda e um conjunto de médiuns.

- Com nossa genitora Bebé e tio Rolandinho estivemos muitas vezes na residência da médium onde era sempre atenciosa. Em férias, o tio Lolo e esposa (do Rio de Janeiro) foram algumas vezes a esse Centro e até proferiu palestra sobre prevenção do câncer.

- Frequentamos as reuniões no “Amor e Caridade” até 1972, quando foi fundado o Centro Espírita Luz e Fraternidade, de Araçatuba.

- Em entrevista (Dirigente Espírita, USE-SP, set-out.1993) ela nos relatou que no início de suas ações eram alvos de perseguições e maledicências, inclusive partindo de religiosos. denunciados junto à Polícia. De tanto serem convocados pelo Delegado de Polícia, um dia reconheceu o trabalho benéfico à comunidade que eles executavam e se interessou pelo Espiritismo.

- Após a desencarnação do casal esse Centro foi sucessivamente dirigido pelas filhas Neide e Nancy.

Residindo em Araçatuba, Brasília e São Paulo, voltamos inúmeras vezes para proferir palestras no "Amor e Caridade", como na recente reunião comemorativa da data de nascimento de D. Linda, no dia 02 de março de 2024.

(Síntese da palestra do dia 02/03/2024, com base em: Carvalho, Antonio Cesar Perri. Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões. Cap. 1.12. Araçatuba: Cocriação. 2021)