Manifestações de gratidão
Antonio Cesar Perri de Carvalho
Como primeira viagem doutrinária após o início da pandemia e em função da pré-estréia do filme “Benedita. Uma Heroína Invisível – O Legado da Superação" estivemos em nossa terra natal Araçatuba, com intensos compromissos doutrinários.
Esse filme tem vinculações conosco; seu enredo foi adaptação de nosso livro Benedita Fernandes. A dama da caridade, atualmente editado pela Cocriação, de Araçatuba; e, há alguns anos acompanhamos o idealismo de seu diretor, Sirlei Nogueira, no planejamento e na execução do filme com recente pré-estreia e lançamento comercial previsto para 2022.
Vários programas especiais sobre esse vulto histórico foram transmitidos pela “Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes”, com canais no You Tube e no Facebook, coordenada por Sirlei Nogueira.
Benedita Fernandes, curada de uma obsessão, transformou-se em dedicada seareira, fundadora da primeira obra assistencial espírita na cidade e região nos idos de 1932. Desencarnou envolvida em ambiente de respeito e admiração da população de Araçatuba aos 09 de outubro de 1947. Daí a razão da pré-estreia do filme nessa data.
A primeira manifestação de gratidão é ao espírito homenageado, Benedita Fernandes. Ao longo de nossa existência sempre sentimos e recebemos informações sobre a atuação continuada e muito próxima dessa benfeitora espiritual e relatamos alguns episódios em nosso recente livro Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões, também editado pela Cocriação (2021).
Mas durante nossa recente visita a Araçatuba estivemos em atividades espíritas em algumas instituições. De lá mudamos há 32 anos, residindo em São Paulo, Brasília e retornando a São Paulo.
Na União Espírita Paz e Caridade e Abrigo Ismael que, respectivamente, completam 100 e 80 anos de fundação, onde nossa esposa Célia participou da fundação de Mocidade Espírita em 1965, também local de atuação de sua genitora Joana e do nosso tio Pedro Perri.
Em visita à Instituição Nosso Lar, fundada por Emília Santos e os irmãos Bebé e Rolandinho Perri Cefaly (nossa genitora e o tio), rememoramos o local onde iniciamos nossas atividades e em 1964 fundamos uma Mocidade Espírita. Atualmente, nosso irmão Paulo Sérgio Perri de Carvalho é o presidente da Instituição.
Também visitamos um trabalho novo na cidade, o Projeto Chico Xavier, implantado em bairro da periferia de Araçatuba, com atendimentos material e espiritual.
Nos encontros com pessoas na apresentação do filme e nas visitas às instituições citadas, reencontramos antigos companheiros de atuação espírita, e, em outros ambientes com ex-alunos, funcionários e ex-orientados nossos na Faculdade de Odontologia da UNESP.
A visita à terra natal, com reencontros familiares e amigos, chamou-nos atenção pelos sentimentos externados de amizade, fraternidade e também de gratidão.
Se cultivamos gratidão a Benedita Fernandes e a várias outras entidades espirituais vinculadas à cidade, por outro lado, depois de muito tempo fora da cidade natal, sem que imaginássemos percebemos manifestações de boas recordações e de afeto evocando os tempos e ações lá vivenciados.
Isso nos remete a alguns pensamentos motivadores:
“Dando sempre graças a Deus por tudo, em nome de Nosso Senhor Jesus-Cristo…” – Paulo ( Efésios, 5,20); “Senhor Jesus! Nós te agradecemos: […] por todos os demais tesouros de esperança e amor, alegria e paz de que nos enriqueces a existência, sê bendito, Senhor, ao mesmo tempo que te louvamos a Infinita Misericórdia, hoje e para sempre” – Emmanuel (Coragem, FCX, Ed.CEC)
(Foi dirigente espírita e docente de Faculdade em Araçatuba; ex-presidente da USE-SP e da FEB).