Kardec é sempre um recomeço

Kardec é sempre um recomeço

         

Antonio Cesar Perri de Carvalho

O dia 31 de março é lembrado como a data da desencarnação de Allan Kardec, ocorrida em Paris, no ano de 1869.

Originalmente seu corpo foi sepultado no Cemitério de Montmartre, depois transladado para o histórico Cemitério Père-Lachaise, onde foi erigido um dolmen, tendo na pedra superior insculpida a frase definida por seus amigos: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar esta é a lei".

Na primeira vez que visitamos o local, em maio de 1971, na portaria do Cemitério Père Lachaise, um funcionário nos forneceu um mapa com a indicação do túmulo. Ao chegarmos ao dólmen, ficamos impressionados com a quantidade de flores frescas que o adornavam. O túmulo fazia parte de visitações turísticas, de grupos de história da arte e de simpatizantes do vulto Kardec, independentemente de serem espíritas.

Em várias épocas retornamos ao Cemitério parisiense levando parentes e amigos para a visita desejada por muitos.

Numa visita no 1o semestre de 2004, chegamos cedo, logo que o Cemitério abriu, e ao nos aproximarmos do túmulo de Kardec, lá estava uma senhora idosa trocando as flores que adornam o monumento. De imediato, pedimos licença e iniciamos um diálogo com ela. A sra. Antoinette Bastide nos relatou que há mais de 20 anos espontaneamente assumiu esse encargo diário, em prosseguimento a compromisso iniciado por uma senhora já desencarnada, que durante quase 30 anos providenciava a renovação de flores em gratidão porque teria sido beneficiada por uma cura. A sra. Bastide declarou-nos que conhecia as obras de Kardec.

Para nós o importante não é a valorização de bustos e túmulos, mas as obras do homenageado. Allan Kardec está bem vivo em várias ações e meios de comunicação.

Em 2019, foi exibido o filme “Kardec”, produzido por Wagner de Assis e fundamentado no livro Kardec, do jornalista Marcel Souto Maior (Ed. Record, 2013).

Um primoroso documentário, “Em Busca de Kardec”, foi exibido em 2020 pela TV Prime Box Brasil, disponibilizado para assinantes do Prime-Amazon. Produção da Lighthouse, tendo como diretor, roteirista e narrador Karim Akadiri Soumaïla. Em seguida, a TV aberta Cultura de São Paulo exibiu a série de oito episódios do documentário.

Há 50 anos, a USE-SP divulga a Campanha: “Comece pelo Começo. Conheça o Espiritismo através das Obras Básicas da Codificação”, criada por proposta do publicitário Merhy Seba. Em novembro de 2014, durante nossa presidência, foi aprovada pelo Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira.

A ideia do renascer e progredir registrada no túmulo histórico pode ser levada à analogia com o papel das obras que instruem. Estudar as obras básicas do Espiritismo, de Kardec, é sempre um convite para um recomeço na trajetória de nossas vidas.

(Foi dirigente em Araçatuba, presidente da USE-SP e da FEB).

Publicado em: Folha da Região, Araçatuba, 29/03//2023.