Identificado brasileiro que conheceu Kardec

Identificado brasileiro que conheceu Kardec

O jornal Correio Fraterno, edição de março-abril de 2023, contém o interessante artigo “O brasileiro que conheceu Allan Kardec”, de autoria de Luciano Klein.
O articulista é autor da recente biografia Bezerra de Menezes. O homem, seu tempo e sua missão, lançado pela Federação Espírita do Estado do Ceará em 2022, e também foi presidente desta Entidade.
Luciano Klein pesquisou sobre o autor de uma carta, Borja, dirigida ao poeta maranhense Gonçalves Dias, redigida em Paris (31 de janeiro de 1863) onde faz referência à providência: “[…] remeti ao Porto Alegre os livros que me encomendou; não sei se já chegaram, bem como um número da Revista, que o Allan Kardec informou-me ter enviado…”
A referida carta foi fornecida a Klein pelo jornalista Ubiratan Machado, autor do livro Os intelectuais e o espiritismo, no qual comenta experiências mediúnicas de Porto Alegre. Este veio a ser o Barão de Santo Ângelo, diplomata que atuou como cônsul do Brasil na Prússia e Saxônia.
Em função das pesquisas que empreendeu para a elaboração do livro sobre Bezerra de Menezes, Luciano Klein identificou o missivista, Agostinho Victor de Borja Castro, engenheiro formado no Rio de Janeiro e membro de instituições imperiais ligadas à agricultura e aclimatação. Viajava com frequência para a Europa e desencarnou em Paris.
A razão da carta está relacionada a fatos sobre contatos que Borja manteve com Gonçalves Dias em atividades de comissão científica em visita ao Ceará. Também cita viagem que Gonçalves Dias fez à Europa em função de estudos sobre etnografia e que esteve junto com Borja na França e na Alemanha.
No artigo de valor histórico, Luciano Klein, além de identificar o amigo brasileiro de Kardec, Borja, entende que este tinha familiaridade com Allan Kardec e levanta hipótese de que o poeta Gonçalves Dias teria conhecimento “das ideias espíritas, talvez com o próprio Allan Kardec”.
Esse artigo de Luciano Klein acrescenta mais uma informação de grande valor histórico para o movimento espírita.
Fonte:
Klein, Luciano. O brasileiro que conheceu Allan Kardec. Correio Fraterno. Ano 55. N.510. Março-abril, 2023. P.7.
(Síntese por Antonio Cesar Perri de Carvalho)