Grupos fraternos de apoio em Brasília

Grupos fraternos de apoio em Brasília

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Logo após nossa mudança para Brasília, no início de 2001, passamos a frequentar reuniões de atendimento espiritual na Sociedade Divulgadora do Espiritismo Cristão – SODEC -, que funcionava nas dependências do Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Estêvão, na Asa Norte.

Já conhecíamos seu dirigente João Nasser, através da revista que ele editava: O Espírita, e também do período de funcionamento de comissão planejadora (1987-1988) do Congresso Internacional de Espiritismo (Brasília, 1989), a convite do presidente da FEB Francisco Thiesen. Com a família, frequentamos semanalmente as reuniões da SODEC e quando iniciaram a reunião pública de explanações doutrinárias e passes, participamos do rodízio de expositores. Logo após a desativação do Sanatório Espírita de Brasília, a SODEC passou a utilizar uma sala do local promovendo uma reunião pública de explanações e passes aos domingos pela manhã e nós integramos o rodízio de expositores. No ambiente fraterno da SODEC conhecemos vários familiares e colaboradores de João Nasser, que aliava simpatia, firmeza e alegria. Cultivamos a sua amizade e da esposa Nívea inclusive em visitas recíprocas nos lares.

                                                    

   João Nasser, Perri e Divaldo (2007)        João Nasser, Nestor e Nívea: lar de Célia e Cesar (2008)

Com sua liderança, a equipe da SODEC colaborou com vários eventos da FEB, inclusive os Congressos Espíritas Brasileiros.

Após a repentina desencarnação de Nasser (2010) prosseguimos nas reuniões da SODEC, dirigida pelos filhos José Amin e depois Karen. Viemos a conhecer uma instituição que a SODEC apoiava no bairro de Ceilândia, o Posto de Assistência Espírita, onde também fizemos algumas palestras. Desse grupo vieram colaboradores para a secretaria geral do Conselho Federativo Nacional da FEB, como Ayda Sasse e Edmar Cabral Jr, e, para algumas ações na FEB o casal Ruth e Hermes Pinheiro.

Célia com Ayda e Ruth

Durante nosso período na presidência interina da FEB, a antiga sede do Sanatório – que a FEB havia assumido -, precisou ser rapidamente demolida para se atender determinação do Governo do Distrito Federal, em setembro de 2012; com delegação da FEB José Amin Nasser coordenou a doação de esquadrias, cercas e materiais reutilizáveis, para as instituições espíritas de Brasília, e, também colaborou com outras incumbências relacionadas com o apoio ao fundador do antigo Sanatório.

Após nossa saída da FEB, de imediato fundamos o Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier – GEECX, contando com a participação de antigos colaboradores da secretaria geral do CFN e do NEPE da FEB, inclusive nossa esposa, os filhos Flávio e, sempre que possível, Daniel. Com o apoio da SODEC, o GEECX funcionou nas dependências do Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Estêvão, em Brasília, durante três anos.

Ao mesmo tempo que freqüentávamos a SODEC, no ano de 2008, Nestor Masotti, como secretário geral do Conselho Espírita Internacional, constituiu um grupo de apoio espiritual para funcionar na sede do mesmo. Para tal finalidade convidou os dirigentes e médiuns da Sociedade Espírita Irmã Rosália, que tem sede no bairro Areal, em Brasília, coordenados por Patrícia e José Monteiro, Wander Lúcio Barreto e Ricardo Silva. Juntamente com nossa esposa fomos convidados a integrar esse grupo que sempre atuou de forma fraterna e harmônica. Essas reuniões semanais no CEI eram dirigidas por Nestor. Com o afastamento de Nestor e porque a sede do CEI seria desativada, na condição de presidente interino da FEB levamos esse grupo para a FEB, e passamos a dirigir as reuniões. Esse grupo de apoio foi encerrado logo após a eleição de novo presidente da FEB, em 2015.

A partir de abril de 2015, com a esposa e todos familiares, nos vinculamos à Sociedade Espírita Irmã Rosália, onde fomos fraternalmente acolhidos, em reunião de vibrações e em atividades de apoio a famílias carentes, integrando a equipe que visitava lares. Nossas atuações nesse grupo e o ambiente simples e fraterno nos remeteu às lembranças de nossas atividades iniciais, desde os tempos da adolescência, na Instituição Nosso Lar, de Araçatuba (SP). No conjunto dessas atividades de vibrações e assistenciais contamos com o convívio no local e em família, notadamente dos casais Patrícia e José Monteiro, Rose e Wander Lúcio Barreto, Luciene e Paulo de Tarso Rocha, Mônica e Adailton de Oliveira; Mara K. Leal; Neuma de Oliveira Silva; Zenaide Freitas Torres Vaz; Carla; os jovens irmãos Paulo e Carlos Eduardo Lopes; este último compareceu conosco em algumas cerimônias no Templo da LBV. Atuamos no “Irmã Rosália” até nossa mudança para São Paulo. Atualmente temos contribuído com palestras on line.

Equipe da SEIR com Célia e Cesar Perri (2017)

Aos dois grupos, a SODEC e a “Irmã Rosália”, expressamos gratidão porque representaram marcante ponto de apoio no período em que residimos em Brasília. Além desses compromissos durante a semana, atendemos aos convites para seguidas palestras com viagens aos finais de semana, mas mantendo o contato com a base onde nos revigorávamos espiritualmente e sentíamos o calor fraterno e solidário típicos de um centro espírita.

(*) Foi presidente da FEB (interino e efetivo, entre 05/2012 e 03/2015) e membro da Comissão Executiva do CEI (2007-2016).