Filme sobre Benedita em pré-estréia 74 anos após sua partida

Filme sobre Benedita em pré-estréia 74 anos após sua partida

Antonio Cesar Perri de Carvalho

A pioneira da assistencial social espírita na região de Araçatuba, Benedita Fernandes, completou sua existência física no dia 09 de outubro de 1947.

Considerada “louca”, foi curada por espíritas, pois seu desequilíbrio era obsessão espiritual. Em seguida, empreendeu um vasto trabalho assistencial em Araçatuba a partir da fundação da Associação das Senhoras Cristãs, em 1932.

Na elaboração de nosso livro Benedita Fernandes. A dama da caridade reunimos pesquisas e entrevistas. Foi lançado nas comemorações do Cinquentenário (1982) da instituição por ela fundada e atualmente é editado pela Cocriação. O espírito pode evidenciar sua sobrevivência e sua identidade. Em viagens para palestras, no Brasil e no exterior, recebemos informações sobre Benedita, sempre de forma espontânea e através de diferentes médiuns. As mensagens iniciais, psicografadas por Divaldo Pereira Franco, foram incluídas em nosso livro e em obras desse médium.

Benedita Fernandes é um espírito ativo, lúcido e benfazejo, agora conhecida nacionalmente!

Coincidindo com os 74 anos da desencarnação de Benedita Fernandes, entra na etapa de pré-estréia em Araçatuba, com o apoio da Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal, o filme “Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação”. Esse filme foi elaborado durante alguns anos, baseado principalmente no livro Benedita Fernandes. A dama da caridade, de nossa autoria (Ed.Cocriação/USE Regional de Araçatuba). O roteiro e direção é de Sirlei Nogueira (de Araçatuba); co-produção: Lalucci Filme e Cocriação Editora; direção de produção Samuel Lalucci. O filme conta com um clipe com música tema de Paula Zampp e maestro Mário Henrique, intérpretes Paula Zampp e Gabriel Rocha. No componente de documentário, há entrevistas e depoimentos de várias pessoas, como Divaldo Pereira Franco, Wagner Gomes da Paixão, Ana Jaicy Guimarães, Luiz Carlos Barros Costa e conosco. Na dramatização de diversos episódios da vida de Benedita atua como atriz principal Sílvia Teodoro.

A atriz Sílvia Teodoro, desencarnou com 54 anos de idade em Araçatuba no dia 19 de março deste ano; era dedicada ao teatro na cidade e região, formada em psicologia e espírita atuante.

O novo filme é um marco histórico para Araçatuba e para o movimento espírita em geral.

(Extraído do jornal Folha da Região, Araçatuba, 06/10/2021, p.2)