Filme Maudie – Sua Vida e Sua Arte

Filme Maudie – Sua Vida e Sua Arte

Célia Maria Rey de Carvalho (*)

O filme Maudie – Sua Vida e Sua Arte, retrata a vida da artista canadense Maud Kathleen Dowley, nascida em 07 de março de 1903 ao sul de Ohio, Nova Escócia no Canadá. Desde cedo apresentou artrite reumatoide que limitava seus movimentos além de possuir outras deficiências físicas.

Foi introduzida nas artes por sua mãe Agnes Dowley. Na juventude teve uma filha, em 1928, Catherine, que foi colocada para adoção, pois ela não tinha condição de criá-la. Maud ficou órfão em 1937 e foi morar com uma tia em Dgby, também na Nova Escócia. Não se dando bem com a tia, foi morar e trabalhar como doméstica na casa de Everett Lewis, vendedor de peixes de Mashalltown ao final de 1937, o que a impediu de voltar para casa da tia que não aceitava tal situação.

Everett era um homem extremamente rude, tosco, bruto, mas Maud, pela opção que fez, aceitava e tentava realizar as tarefas para as quais fora contratada, com extrema dificuldade, mas com extremo desvelo e carinho. Várias vezes mandada embora e como não tinha para onde ir, ficava e suportava os desafios impostos pelo serviço e pelo patrão. Em janeiro de 1938 ela e Everett se casaram, passando a chamar-se Maud Lewis. O filme mostra uma Maud extremamente humilde, resignada, dócil no falar, sorriso meigo, determinada e corajosa, mas sem imposição. Com uma vida extremamente pobre, Maud quase não saia da casa que ficava isolada 11 km da pequena cidade de Dgby.

Aos poucos foi cativando a simpatia e afeição do marido, bem como mudando alguns de seus hábitos toscos. Sem se impor, oferecia uma mesa posta para as refeições do mesmo, o que o levou a sentar-se e comer com melhores modos, alterando também outros hábitos domésticos. Começou a enfeitar as paredes da casa com suas pinturas de cores fortes, com motivos florais, pássaros e borboletas. O marido não gostou e disse que estava ela desobedecendo suas ordens. Ela respondeu que não, estava só cumprindo suas ordens de deixar a casa mais bonita. Aos poucos foi pintando em pequenos pedaços de madeira que encontrava nos objetos e móveis quebrados que o marido trazia para o quintal da casa.

Na sua humildade, obediência ao marido não se deixou contaminar pelos seus modos rústicos, nem cultivando qualquer sentimento de animosidade. Era seu lar, seu marido e o único lugar que podia ficar. Não discutia, não tentava impor suas ideias, apenas sugeria. Não questionava sua condição de pessoa discriminada pela sua aparência deformada. Aceitava os desafios da vida com coragem e determinação, mantendo seu mundo interior que era maior do que qualquer limitação física, de condições sócias e materiais.

Da única janela da casa via o mundo lá fora e isso bastava para sua imaginação livre e leve povoar sua mente, sua criatividade e seus dias de solidão. Suas pinturas revelavam o que ia em sua alma. As pessoas solicitavam para que ela pintasse para saber e entender o que se passava em seu íntimo. E seu mundo interior era colorido, alegre, vibrante. Todo tempo disponível depois de suas obrigações domésticas era destinado à pintura.

Foi a companhia silenciosa, mas sempre presente de seu marido, convencendo-o de fazer as coisas com breves observações e deixando que o tempo o fizesse entender e atendê-la. Não desafiava, mas agia na serenidade, na quietude de seus gestos, olhares e atos. Mudou a vida dele, apesar de continuar a sua maneira tosca de ser, mas com gestos disfarçados de carinho. Boa em contas, aos poucos, oferecendo sua ajuda, mas sempre exaltando o papel de comando que seu marido sempre frisava e exigia, ela ajudou-o em sua venda de peixe, anotando e controlando a entrada e saída do dinheiro. Nunca ficou com um centavo do dinheiro da venda de suas obras que era muito superior ao que o marido ganhava, deixando a ele o controle das finanças. Ele, percebendo que sua arte rendia dinheiro, começou a ajudá-la nos afazeres domésticos e no provimento de materiais necessários ao seu trabalho.

O que achei notável e que no filme bem transparece, foi a sua humildade e resistência pacífica na manutenção do seu modo de ser, de enxergar o mundo, de enfrentar suas dores e dar vazão à sua arte independente das condições adversas que o mundo e a pessoas lhe ofereciam. Sempre enxergava luz onde havia escuridão, alegria onde reinava a dor, poesia e colorido no cenário branco e preto dos longos períodos de inverno. Sua brandura se estendia aos animais que habitavam os arredores da casa, com eles conversando e acarinhando-os. Aliás, com os cachorros ela conversava muito, o que às vezes irritava seu marido.

Mas ela continuava sua maneira de ser. Morreu aos 67 anos, sem nunca interromper suas atividades de pintura, somente nos momentos em que era atendida no hospital devido aos problemas respiratórios que adquiriu pelo fumo, cheiro forte das tintas e ambiente insalubre de sua residência.

Emmanuel, no livro Pensamento e Vida (FEB), cap. 24 bem define: “Humildade não é servidão. É, sobretudo, independência, liberdade interior que nasce das profundezas do espírito, apoiando-lhe a permanente renovação para o bem. Cultivá-la é avançar para a frente sem prender-se, é projetar o melhor de si mesmo sobre os caminhos do mundo, é olvidar todo o mal e recomeçar alegremente a tarefa do amor, cada dia.” Essa era Maud na sua maneira de ser e vencer no mundo.

(*) Ex-diretora da USE-SP e da FEB. Colaboradora do GEECX, CCDPE e G.E.Casa do Caminho, São Paulo.