EXEMPLO DE RESSURREIÇÃO COMO REENCARNAÇÃO

EXEMPLO DE RESSURREIÇÃO COMO REENCARNAÇÃO

José Reis Chaves (*)

Na Bíblia, às vezes, a ressurreição quer dizer reencarnação, até mesmo porque as duas são do espírito e não do corpo. Temos dois corpos: um espiritual e um da natureza, e ressuscita o espiritual (1 Coríntios 15: 45).

Na coluna: “Também no Apocalipse a ideia da reencarnação”, de 15-7-2019, um comentarista confunde a doutrina milenar da reencarnação (palingenesia na Bíblia) com a data da criação dessa palavra reencarnação por Kardec. Mas pode ser que ele tenha feito isso de propósito, em defesa de sua descrença nela. Porém o que diz o tal de comentarista não é desimportante para mim, pois ele me deu chance de explicar com mais detalhes o assunto.

Essa palavra palingenesia aparece nos textos gregos bíblicos (Mateus 19: 28; e Tito 3: 5). E ela significa sim reencarnação e não geração, como está nas traduções da Bíblia do grego para o português e outras línguas.

Sugerimos, pois, aos queridos leitores desta coluna que consultem os dicionários de português e constatem que, de fato, palingenesia significa reencarnação, retorno à vida, viver de novo, ou ainda novo nascimento do espírito na terra. Ela, a palingenesia, é o tempo em que ocorre a regeneração, mas não a própria regeneração! E lembramos que ela, a palingenesia, tem, em português, a mesma forma do grego e o mesmo som, embora as letras gregas sejam diferentes das do alfabeto português e, também, geralmente o mesmo som.

Será que o tal de comentarista, que é erudito, desconhece essa verdade? Tito citado acima diz sobre nossa regeneração: “… isso não por obras em justiça, as quais fizemos nós, mas segundo sua misericórdia salvou a nós durante o lavar ou banho da palingenesia. (Para Jesus, a cada um será dado segundo suas obras). E a renovação é feita pelo Espírito Santo do indivíduo. Mas o texto foi truncado.

E o artigo ‘o’ diante do Espírito Santo está entre parênteses, em algumas traduções, exatamente porque ele não existe no texto grego. Na verdade, então, trata-se de ‘um’ espírito santo, ou seja, a alma, a centelha divina, o nosso espírito santo, que habita em nós. (1 Coríntios 6: 19), e que tem que ser por nós mesmos regenerado, purificado, durante o tempo da palingenesia ou da reencarnação.

Mas o objetivo principal desta coluna é demonstrar, como já foi dito, que, às vezes ressurreição na Bíblia é reencarnação (palingenesia).

Está no Apocalipse: “…eu vi também as almas dos decapitados… que não tinham adorado a besta… eles voltaram a viver, reinando com Cristo durante mil anos” (20: 4). “Os outros mortos não voltaram a viver, enquanto não terminaram os mil anos. Tal é a primeira ressurreição.” (20: 5). Há pessoas que não aceitam que, nesses claros textos apocalípticos, os espíritos que ressuscitam ou que voltam a viver estão reencarnando. Elas creem ou não na Bíblia?

(*) De: Coluna espírita semanal no diário O TEMPO, de Belo Horizonte, de José Reis Chaves: www.otempo.com.br