Encontro de Pesquisadores do Espiritismo em Fortaleza

Encontro de Pesquisadores do Espiritismo em Fortaleza

O 15º Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo – ENLIHPE foi realizado em Fortaleza nos dias 24 e 25 de agosto de 2019. Integraram a mesa de abertura do evento: Eurípedes Velloso representando a FEEGO; Paulo Sérgio Manhães Peixoto representando o CEERJ; Pedro Nakano, a LIHPE; Julia Nezu, presidente do CCDPE-S.Paulo; Luciano Klein, presidente da FEEC; Aparecido José Orlando, presidente da USE-SP, Raphael Vivacqua, representando a FEES e Marival Velloso, representando a UEM.

Com o tema central: “Allan Kardec – 150 anos depois”, foram desenvolvidas apresentações sobre: Reuniões Mediúnicas voltadas à pesquisa espírita conforme orientações de Allan Kardec – Luana Poltronieri de Souza e Raphael Vivacqua Carneiro; Os livros dos espíritos: uma análise comparativa entre a 1ª, 2ª e até a 16ª edições – Luis Jorge Lira Neto; A cientificidade do trabalho de Allan Kardec – IPCE – Maurício Mendonça; “Em busca de Yvonne Pereira: o trabalho de recuperação da memória da médium fluminense” – Pedro Camilo; Comparando informações mediúnicas após Allan Kardec: o caso de Camilo Castelo Branco – Jáder dos Reis Sampaio; Busca e tratamento das fontes da história do espiritismo – Luciano Klein Filho e Samuel Nunes Magalhães; Trabalhando com as fontes históricas de centros espíritas: um estudo de caso – Angélica Almeida; As pioneiras: a atuação feminina nos primórdios do espiritismo do Amazonas Lenara Barros Muniz P. Nunes e Joselita Cármen A. A. Nobre;

Mesa de instituições: Centro de Memória da Federação Espírita de Goiás; Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro, de São Paulo; Instituto de Pesquisa Espírita do Ceará.

Mesa sobre Livro: Espiritismo em Perspectivas – Autores: Marcelo Gulão, Humberto Schubert, André Seal, Adriana Gomes, Angélica Almeida e Alexandre Caroli

Foram lançados alguns livro, principalmente o Livro do Enlihpe – edição conjunta da USE-SP e LIHPE: "O espiritismo da França ao Brasil: estudos escolhidos”.

Houve apoio institucional: Federação Espírita do Estado do Ceará; União das Sociedades Espíritas de São Paulo; Federação Espírita do Estado do Espírito Santo; Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro, de São Paulo. O Evento ocorreu nas dependências da Federação Espírita do Ceará.