Emmanuel. Trajetória espiritual e atuação com Chico Xavier

Resenha

Emmanuel. Trajetória espiritual e atuação com Chico Xavier

 

Fabiano Santos

Lançamento da Casa Editora O Clarim, em formato impresso e de e-book, de autoria de Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da FEB e da USE-SP, autor de vários livros), tem um conteúdo bem abrangente sobre a trajetória de Emmanuel, a essência de obras que escreveu e orientou pelo médium, sua atuação como autêntico mentor e ainda as repercussões nacionais e internacionais de todo esse labor profícuo.

O autor foi amadurecendo em silêncio e com reflexões interiores para definir o foco do livro. Pelo seu longo tempo de movimento espírita conheceu muitas pessoas vinculadas a Chico Xavier, das ações em Pedro Leopoldo, Uberaba e também das visitas que ele fazia a São Paulo. Como filtragem adotou a fundamentação nas obras psicografadas pelo notável médium, evitando as conversas do tipo “Chico me disse” e seguiu o parâmetro de Kardec para a elaboração de O evangelho segundo o espiritismo, enfatizando o objetivo moral da obra.

À vista dessas ideias e tendo visitado inúmeras vezes o médium na Comunhão Espírita Cristã e Grupo Espírita da Prece, em Uberaba, foram selecionados alguns casos testemunhados nos contatos com Chico e amigos fieis da chamada “primeira hora”. A análise dos romances históricos de Emmanuel, sem estimular curiosidades, destacou a caminhada educativa vivenciada pelo orientador espiritual de Chico, para se entender e valorizar o papel do notável exegeta do Novo Testamento à luz do Espiritismo.

Com base em episódios citados em obras de Emmanuel, desde três séculos anteriores ao Cristo, pode-se dispor de uma visão abrangente sobre este Espírito, sempre dotado de inteligência e de conhecimentos marcantes, transitando por áreas de poder militar, político e religioso. Houve um encontro não aproveitado com Jesus e depois com Paulo de Tarso que o sensibilizou e o amparou num retorno ao Mundo Espiritual.

No contexto dessas experiências foi lentamente superando o perfil da arrogância e do orgulho e amadurecendo o sentimento e a religiosidade. Uma evolução complexa e paulatina, até se envolver com os processos de educação, incluindo a adoção das bases do Evangelho de Jesus, com cultivo de virtudes e valores espirituais.

Como orientador, direcionou todas as ações do médium no parâmetro da fidelidade a Jesus e a Allan Kardec. E promoveu obras de indelével valor, sempre marcadas pela tônica da educação do homem, atuando como profícuo exegeta do Novo Testamento, exaltando o ensino moral à luz do Espiritismo. Nessa condição assumiu o papel reconhecido pelo seu orientado: “Emmanuel tem sido para mim um verdadeiro pai na Vida Espiritual”.

Alguns capítulos são de autoria da esposa Célia Maria Rey de Carvalho e do filho Flávio Rey de Carvalho que têm sido parceiros em várias atividades que envolvem a vida e a obra de Chico Xavier e os estudos sobre Emmanuel. As fontes consultadas foram citadas e relacionadas para permitir estudos dos interessados em aprofundamento.

Há expectativa de que a análise e reflexão sobre a trajetória espiritual de Emmanuel e o valoroso conteúdo de suas obras pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, contribuam para a educação do Ser com base na perspectiva imortalista e da Boa Nova!

(Transcrito da revista: A Senda, FEEES. Ano 98. N.205. Setembro-outubro/2020. P.20. Endereço eletrônico: http://www.feees.org.br/adm/arquivos/revistasetout_96.pdf).

O autor da resenha é presidente da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo.