Desencarnação de pesquisador britânico, estudioso de Chico Xavier

Desencarnação de pesquisador britânico, estudioso de Chico Xavier

 

Desencarnou dia 8 abril em Londres, o conhecido pesquisador britânico Guy Lyon Playfair (1935-2018). Viveu um longo período no Brasil desde 1961, no Rio de Janeiro e São Paulo, onde trabalhou como repórter free-lancer, fotógrafo e tradutor para diversas revistas americanas, britânicas e brasileiras, entre as quais a The Economist, Time, Associated Press, McGraw-Hill World News e outras. Em São Paulo, interessou-se pelas pesquisas de fenômenos de poltergeist, reencarnação e mediunidade, junto ao engenheiro e pesquisador Hernani Guimarães Andrade, no Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas (IBPP).

Seus contatos com Arigó e Chico Xavier, estão relatados no seu livro “The Flying Cow” (1975). Este foi traduzido para o português e publicado pela Editora Record com o título “A Força Desconhecida”. O nome “The Flying Cow” foi usado por Playfair para mostrar, de forma descontraída, o espírito do povo brasileiro, acostumado a encarar com naturalidade fenômenos “sobrenaturais” que, em qualquer outra parte do mundo, seriam tidos como absurdos, como uma vaca voando, por exemplo. Em sua segunda obra, The Indefinite Boundary (1976), também registra as suas experiências com os fenômenos paranormais no Brasil. Playfair foi pesquisador da paranormalidade, como membro da Society for Psychical Research, de Londres, sendo autor de dezenas de livros e monografias.

Antonio Cesar Perri de Carvalho, levado por Elsa Rossi, visitou Guy Lyon Playfair, em sua residência em Londres, em maio de 2010. Na época ele concluía seu livro sobre Chico Xavier. Trata-se de “Chico Xavier – Medium of the Century” (Chico Xavier – o Médium do Século), editado pela Roundtable Publishing (Londres), com suas apreciações sobre o médium brasileiro. Livro lançado durante as comemorações do Centenário de Chico Xavier.