Chico Xavier em revista em inglês

Chico Xavier em revista em inglês

O artigo abaixo transcrito foi vertido para o inglês e publicado na revista espírita em inglês Spiritist Magazine, editada nos Estados Unidos, exemplar de julho-setembro de 2018, no.42.

Chico Xavier em 8 de Julho

Antonio Cesar Perri de Carvalho

O dia 8 de Julho assinala alguns eventos importantes na trajetória mediúnica de Chico Xavier, nos tempos em que residia em Pedro Leopoldo. Nesse dia, no ano de 1927, poucos dias após a fundação do Centro Espírita Luiz Gonzaga, há o registro feito pelo próprio médium sobre sua primeira psicografia.

Ele detalha em entrevista os companheiros presentes na histórica reunião do dia 7 de julho de 1927 e comenta que o espírito manifestante não se identificou, tendo assinado como “um espírito amigo”, porém Chico Xavier se recorda do episódio: “— Estávamos em reunião pública e depois da evangelização, D. Carmen Perácio, médium de muitas faculdades, transmitiu a recomendação de um benfeitor espiritual para que eu tomasse o lápis e experimentasse a psicografia. Obedeci e minha mão de pronto escreveu dezessete páginas sobre deveres espíritas… Senti alegria e susto ao mesmo tempo. Tremia muito quando terminei.” (1)

Chico Xavier relata no seu livro pioneiro Parnaso de Além Túmulo, o desabrochar de sua psicografia: “Resolvemos, então, com ingentes sacrifícios reunir um núcleo de crentes para estudo e difusão da doutrina, e foi nessas reuniões que desenvolvi-me como médium escrevente, semi-mecânico, sentindo-me muitíssimo feliz, por se me apresentar essa oportunidade de progredir, datando daí o ingresso do meu humilde nome nos jornais espíritas, para onde comecei a escrever sob a inspiração dos bondosos mentores espirituais que nos assistiam.” (2)

Em apenas 60 dias -, o jovem Chico Xavier tornou-se espírita, fundou um Centro Espírita e psicografou pela primeira vez. Era o marcante e decisivo início de longa trajetória de renúncia, dedicação, amor e iluminação espiritual! Cinco anos depois, em 1932, veio a lume seu primeiro livro, acima citado, publicado pela FEB, e reunindo poemas de autores desencarnados brasileiros e portugueses. Foi um marco histórico e um grande impacto no meio literário brasileiro.

No dia 8 de julho de 1941, o espírito Emmanuel dá por concluída a redação da obra Paulo e Estêvão e faz a apresentação intitulada “Breve história”. Este romance histórico psicografado por Chico Xavier é considerada sua obra prima. O dia 8 de julho assinala efemérides históricas na vida e obra de Francisco Cândido Xavier.

E neste ano se completam os 90 anos do início de sua psicografia. É momento de valorizarmos e divulgarmos a profícua e portentosa obra mediúnica de Chico Xavier!

Referências:

1. Barbosa, Elias. No mundo de Chico Xavier. 2.ed. Cap. 2. Araras: IDE. 1975.

2. Xavier, Francisco Cândido. Espíritos diversos. Parnaso de além túmulo. 19.ed. Palavras minhas. Brasília: FEB. 2010.

(*) Ex-presidente da FEB e da USE-SP.

(Adaptação de artigo do autor publicado em Revista Internacional de Espiritismo, Ano XCII, N. 2, Abril de 2017)