Caravana de intercâmbio e solidariedade

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Há mais de uma década o Instituto Espírita Bezerra de Menezes (Niterói, RJ) promove anualmente algumas caravanas para visitar instituições do interior do Estado do Rio de Janeiro, com objetivo de prestar apoio e de incentivar a solidariedade.

A caravana, com ônibus fretado lotado, com coordenação de Hélio Ribeiro Loureiro – um dos fundadores e ex-diretor do CEERJ -, em ambiente fraternal, se desloca para várias regiões do Estado, preferencialmente centros pequenos e instituições assistenciais que precisam de apoio. Os nomes das Caravanas direcionam os temas das palestras.

Já tivemos a oportunidade de atuar como convidado em duas Caravanas, a Chico Xavier e recentemente a Yvonne Pereira.

Nos dias 27 e 28 de agosto, proferimos palestras focalizando a obra de Yvonne Pereira e a interação com o espírito Bezerra de Menezes, evocando o dia 29 – data de nascimento deste grande vulto nacional. Enfatizamos obras de Yvonne Pereira como “Dramas da obsessão”, do espírito Bezerra, e citações e fatos ligados a Bezerra em “Memórias de um suicida”, “O evangelho aos simples”, “As três revelações”. 

Nessa última anotou Bezerra: “Estas páginas, porém, foram escritas de preferência para os adultos de poucas letras doutrinárias e não propriamente para crianças, visto que para ensinar a Doutrina Espírita aos filhos é necessário que os pais possuam noções doutrinárias, um guia, um conselheiro que lhes norteie o caminho.” Na apresentação de “O Evangelho aos simples”, Yvonne define o objetivo: “[…] oferto ao principiante este livro para auxílio ao seu aprendizado evangélico-espírita.”

No programa de visitas e palestras foram atendidas as instituições: C.E. Luiz Gonzaga, em Miguel Pereira; Lar Bezerra de Menezes, em Vassouras; C.E. Alvorecer, em Barra do Piraí. Destacamos que Yvonne Pereira residiu e atuou na cidade de Barra do Piraí. Em todos os locais ocorreram refeições ou lanches de confraternização e exposição de artesanatos e de confeitos, doces e salgados, produzidos pelas instituições anfitriãs. Em cada uma dessas casas havia intensa expectativa pela chegada da Caravana com demonstração de muito carinho e atenção.

Acoplado ao programa da Caravana e previamente a ela, proferimos palestras em outras instituições de Niterói, incluindo o Instituto Espírita Bezerra de Menezes e na sede do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro. Nestas duas últimas, como eventos do XV Encontro Fluminense da Doutrina Espírita com o Direito, promovido pela Associação Jurídico Espírita do Estado do Rio de Janeiro, com tema "Valorização da Vida", mas relacionando também obras e histórias de vida de Bezerra de Menezes e de Yvonne Pereira.

Cada vez mais temos a convicção do valor da realização dessas ações regionais que estimulam a confraternização, o intercâmbio, a união dos espíritas, e, sem dúvida contribuem para a difusão do Espiritismo.

 (Ex-presidente da USE-SP e da FEB)