A RESSURREIÇÃO É DO ESPÍRITO E DO CORPO ESPIRITUAL E NÃO DO CARNAL

José Reis Chaves

Ressurreição é a ação de elevar-se ou subir ao mundo espiritual, quando o corpo morre, e na carne, quando se encarna. Existe um dogma, que respeitamos como respeitamos todos os outros, que ensina que a ressurreição é do espírito e do corpo carnal: “Creio na ressurreição da carne…” Mas ela é do espírito e do períspirito ou corpo espiritual de são Paulo.  “Se há corpo natural, há também corpo espiritual, e ressuscita corpo espiritual” (1 Coríntios 15: 44), o qual é de matéria quinta-essenciada (sutilizada no seu mais alto grau).

O corpo espiritual paulino é o que Kardec denominou de perispírito. São Paulo o chamou também de Corpo Incorruptível e Celestial.  E o perispírito já era conhecido dos médiuns videntes por todas as culturas antigas, de que passo a dar alguns exemplos de até 5.000 anos, a. C.: “Ka” (Egito); “Linga Sharira”, “Kama-Rupa” e “Mano-Maya-Rosha” (Índia); “Corpo Aeriforme” e “Khi” (China); “Nephesh” (Israel); “Corpo Sutil da Alma”, “Ochema”, “Eldôlon” e “Corpo Luminoso” (Grécia); “Carne Sutil da Alma” (Pitágoras); “Corpo Astral” ou “Vestrum” (Paracelso); “Astroiedê” (Neoplatônicos); “Corpo Aéreo” e “Ígneo” (Plotino); “Veículo da Alma” (Próclus); “Corpo Fluídico” (Leibnitz); “Mediador Plástico” (Cudwerth); “Arqueu” (Van Helmont); “Influxo Físico” (Euler, matemático e astrônomo); “Modelo Ideal” (Saint Hilalaire, naturalista); “Luz ódica” (Reichenbach); “Fantasma Póstumo” (Dassier); “Corpo Vital da Alma” (Tertuliano); “Aura” (Orígenes); Rouach (Kabala Hebraica); “Boadhas” (Zen Avesta); “Imago” (latinos); “Pneumá” (santo Hilário, são Basílio de Cesareia, santo Atanásio, são Cirilo de Alexandria, são Bernardo e santo Agostinho). E a existência do perispírito foi provada cientificamente por cientistas russos, ao qual deram o nome de “Corpo Bio-plásmico”. A Igreja o tem chamado de corporeidade, corpo glorioso ou corporalidade. E  ela  deixa claro que não é com o corpo físico que temos. E mais recentemente, muitos teólogos católicos dão-lhe o nome de Corpo Pancósmico.

São Paulo pergunta: Como ressuscitam os mortos? Em que corpo vem? E Paulo compara o corpo enterrado com uma semente enterrada também na terra, a qual morre, não sendo ela, pois, o corpo novo que nasce ou ressuscita. Em outras palavras, não é o cadáver que ressuscita. (1 Coríntios 15: 35 a 38).

Para o espanhol André Torres Queiruga, o maior teólogo vivo católico do momento, em “Repensar a Ressurreição”, a ressurreição é do espírito com o seu corpo espiritual e não do carnal, e afirma que ela ocorre na hora da morte. E mais, segundo ele, a ressurreição de Jesus foi também de seu Espírito com o seu corpo espiritual e, igualmente, na hora de sua morte: “Pai, em vossas mãos entrego meu Espírito!” (Lucas 23: 46).

E terminamos com São Pedro, que nos demonstra também que a  própria ressurreição de Jesus não é mesmo do corpo físico (Primeira Carta de Pedro 3: 18), pois ele diz, referindo-se a Jesus Cristo: “…morto sim na carne, mas ressuscitado em Espírito, no qual ele foi pregar aos espíritos que estavam no “hades” (inferno)”.  E isso nos demonstra também que aqueles que vão para o “hades” ainda têm chance de regeneração, senão Jesus não iria perder seu tempo de pregar para os espíritos que foram para lá!

 

PS: Programa “Presença Espírita na Bíblia”, com este colunista, na TV Mundo Maior, por parabólica digital ou internet, em vários horários (ver a grade da programação).  www.tvmundomaior.com.br

José Reis Chaves – Site: www.josereischaves.com.br