70 anos em movimento espírita de unificação

70 anos em movimento espírita de unificação

Sirlei Nogueira (*)

O Espiritismo em Araçatuba está a caminho do Centenário.

A história da Doutrina Espírita na cidade começou em 21 de abril de 1921, com a fundação da União Espírita Paz e Caridade, mais conhecida por Abrigo Ismael, o trabalho de amparo a idosas.

A partir do último mês de abril (19 a 21) teve início o período de comemorações, exatamente dois anos antes. Nos meses de maio e junho o ritmo foi intenso. Em julho, o Espiritismo em Araçatuba continua a festa do Centenário na tarde-noite deste sábado, 20, com uma programação linkada no Movimento Espírita, justamente na data de 70 anos de fundação da União Municipal Espírita de Araçatuba (Umea), atualmente USE (União das Sociedades Espíritas) Intermunicipal de Araçatuba. A partir das 18 horas, no Centro Espírita Irmã Angélica, três convidados coordenarão o momento especial, que incluirá homenagens.

Ex-presidente da Umea/USE que contribuiu por mais tempo com essa história (1971 a 1986), Antonio Cesar Perri de Carvalho terá como referência de abordagem o livro “União dos espíritas. Para onde vamos?”, lançado por ele em 2018. “O movimento requer reflexões continuadas. Movimento Espírita se refere às ações em geral, implementadas pelas diversas instituições espíritas, pressupondo movimentação, estudo de situações e diálogos”, comenta o autor. Segundo ele, “o tema ‘União dos Espíritas’ é de fundamental importância para o futuro do movimento espírita e reclama por uma análise dos seus fundamentos, considerando sua aplicabilidade no cotidiano do movimento.” A proposta é contextualizar a realidade em Araçatuba, de onde Perri mudou para São Paulo em 1989 – foi presidente da USE Estadual – e posteriormente residiu em Brasília, assumindo a presidência da Federação Espírita Brasileira (FEB).

Irmão dele, Paulo Sérgio Perri de Carvalho terá como enfoque contribuições dos pioneiros na história da Doutrina Espírita na cidade. Ele também acumula ampla experiência no movimento espírita, seja no âmbito da USE Regional de Araçatuba (mais de 20 cidades), que presidiu na década de 1980 e na presidência da Instituição Nosso Lar, em Araçatuba, que ocupa há alguns anos. Além das tendências espíritas unificacionistas, os irmãos também construíram carreiras profissionais no setor da odontologia, com graduações e atuações docentes na Unesp de Araçatuba. Paulo Sérgio foi ainda coordenador de pós-graduação e vice-diretor no câmpus local, enquanto Cesar Perri foi pró-reitor de graduação da Universidade Estadual.

REFERÊNCIAS HISTÓRICAS

Cesar Perri destaca o esforço inicial de Benedita Fernandes, a pioneira em Araçatuba e no interior do Estado no serviço de saúde mental, a partir de 1932, e que também contribuiu para a educação de crianças socialmente vulneráveis. Ela construiu escola que foi cedida para o Município nas décadas de 1930 e 1940. Em 1942, a benemérita protagonizou uma ação histórica ao criar a União Espírita Regional da Noroeste, com estatutos oficializados com a finalidade de divulgar a Doutrina Espírita e aproximar os espíritas de toda a região servida pela N.O.B. A reconhecida “Dama da Caridade” (título de livro biográfico escrito por Perri) foi a presidente.

Mas o trabalho organizado e integrado com o Estado surgiu em 20 de julho de 1949, com a fundação da União Municipal Espírita de Araçatuba (Umea): órgão local da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE Estadual), constituída dois anos antes. “Na realidade, nós fizemos uma espécie de ponte. Na juventude representamos a Instituição Nosso Lar: 21 anos envolvidos, sendo 15 anos como presidente, até o momento de nossa mudança para São Paulo. Todavia, em funções de direção junto à USE Estadual e à FEB, em Brasília, sempre estávamos presentes em eventos promovidos pela USE de Araçatuba. Direta ou indiretamente são quase seis décadas de ligação”, conclui Cesar Perri.

O atual presidente da USE Intermunicipal é Ricardo Antônio dos Anjos. Ex-presidentes, Miguel Madeira, José Carlos Rister, Cida Mello, Silvia Martin e Gregório Carlos Rodrigues participarão do evento.

(*) Presidente da USE Regional de Araçatuba.

Obs.: o autor faz referências a trechos de entrevistas recentes com Cesar Perri.

(Artigo publicado no Boletim de Notícias de Ismael Gobbo, do dia 19/7/2019, e no jornal “Folha da Região”, de Araçatuba, 20/7/2019).