156 anos de O Evangelho e reflexos do histórico Congresso

156 anos de O Evangelho e reflexos do histórico Congresso

 

Chico Xavier lendo O evangelho segundo o espiritismo, na peregrinação, em Uberaba (1981)

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Agora em abril completa-se 156 anos do lançamento de O evangelho segundo o espiritismo, pelo Codificador.

Ainda repercutem as comemorações do Sesquicentenário desta obra básica de Allan Kardec que suscitaram amplas ações nos Estados do país e em nível nacional ao longo do ano de 2014.

Particularmente, com um grupo de idealistas vivemos momentos marcantes. Um evento histórico naquela ocasião foi o 4o Congresso Espírita Brasileiro, efetivado especialmente como parte das comemorações pela efeméride. A Federação Espírita Brasileira, através de seu Conselho Federativo Nacional, promoveu de 11 a 13 de abril de 2014 este Congresso, com várias maneiras de inovações.

Pela primeira vez um evento nacional saiu da tradição da centralização na capital federal. O 4o Congresso Espírita Brasileiro foi descentralizado e realizado simultaneamente em quatro capitais, com o objetivo de facilitar maior presença de pessoas das diferentes regiões do país. Assim, Campo Grande, Vitória, João Pessoa e Manaus foram sedes do Congresso nos mesmo período.

O tema central “150 anos de esclarecimento e consolação” foi comum para os quatro eventos. Previamente, nas reuniões das Comissões Regionais do CFN, foram coletadas sugestões para o rol de expositores atuarem em suas regiões. Assim, foram valorizados expositores provenientes das regiões do país. Nas quatro cidades sedes, no dia anterior ao Congresso, ocorreram as reuniões regionais do Conselho Federativo Nacional, coordenadas por vice-presidentes da FEB. O presidente da FEB compareceu nas quatro cidades. Em Manaus acompanhou a abertura da reunião da Comissão Regional Norte do CFN. No dia 11 de abril, pela manhã, em Campo Grande (MS) fez abertura simultaneamente, on line, de todos os locais do Congresso Brasileiro e proferiu a palestra local de abertura. No dia 12, compareceu ao evento em Vitória (ES) onde proferiu palestra à tarde. Finalmente, na manhã do dia 13 de abril proferiu a palestra de encerramento do Congresso em João Pessoa (Pb). Os quatro eventos contaram com número muito expressivo de participantes, superando muito o número de inscritos, como nos eventos anteriores, de forma centralizada em Brasília.

Um fato inovador em congressos brasileiros é que todos os inscritos receberam de volta o numerário investido nas inscrições, reavendo o mesmo valor em livros editados pela FEB e disponibilizados nas livrarias montadas nos Congressos. Na oportunidade, a FEB lançava edições especiais de O Evangelho Segundo o Espiritismo e, inclusive, uma edição histórica bi-língue da 1a edição – Imitação do Evangelho segundo o Espiritismo, a de abril de 1864, com tradução feita por Evandro Noleto Bezerra1; o livro O Evangelho segundo o Espiritismo. Orientações para o estudo2 e O evangelho por Emmanuel (Vol.1).

Por decisão do CFN da FEB atuou como coordenador geral do 4o Congresso Brasileiro, o assessor do presidente da FEB e ex-presidente da USE-SP José Antonio Luiz Balieiro (desencarnou em 2018), que coordenou numerosa equipe. Este companheiro se esmerou e compareceu previamente ao Congresso nas quatro cidades sedes, dialogando e colaborando com as Federativas Estaduais. Uma das orientações era a racionalização de gastos com auditórios, buffets e detalhes que oneram as atividades. Um trabalho hercúleo que foi possível com o envolvimento de uma equipe disposta e sintonizada, envolvendo as Federativas Estaduais das sedes. Ao final do evento e tudo funcionou a contento, o coordenador Balieiro, prestou contas na reunião do CFN de novembro de 2014; estava exultante pois os eventos foram auto-suficientes, gerando ainda um saldo, e com isso superou a situação de eventos anteriores que eram mantidos pela Instituição.

A revista Reformador, em agosto de 2014 trouxe informações gerais sobre o evento nacional3 e sobre as Comissões Regionais, e, em janeiro de 2015, trouxe a síntese da Reunião do CFN da FEB, com aprovação do Relatório sobre o 4o Congresso Espírita Brasileiro.4

Entre os esforços para o estímulo à difusão e estudo da importante Obra Básica de Kardec, o livro de estudo sobre o Evangelho2, lançado naquela oportunidade, com vários co-autores que refletem as ações em equipe implementadas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas do Evangelho da FEB (NEPE), desde março de 2013, como reuniões de estudo, seminários e vídeo aulas. Uma resenha completa sobre a obra foi publicada na revista Reformador.5 Essas ações foram encerradas após março de 2015.

Passados seis anos das comemorações do Sesquicentenário de O evangelho segundo o espiritismo, por onde viajamos encontramos repercussões agradáveis sobre aqueles momentos históricos, e, até pesquisa acadêmica sobre o estudo do Evangelho.6

Aos 156 anos de O evangelho segundo o espiritismo é indispensável que seu conteúdo seja sempre estudado e valorizado. Para atendimento das reais finalidades dos centros espíritas, nas tarefas de acolhimento, consolo, esclarecimento e orientação, essa obra do Codificador é fundamental. E, sem dúvida, precisa ser levada aos frequentadores, ao nível do público alvo de cada instituição.

Referências:

1) Kardec, Allan. Trad. Bezerra, Evandro Noleto. Imitação do evangelho segundo o espiritismo. Ed.Hist.Bilingue. Brasília: FEB. 2014.

2) Carvalho, Antonio Cesar Perri; Carvalho, Célia Maria Rey (Org.). O evangelho segundo o espiritismo: orientações para o estudo. 1.ed. Brasília: FEB. 2014.

3) 4o Congresso Espírita Brasileiro. Reformador. Ano 132. N. 2223. Junho de 2014. P.371-375.

4) FEB sediou reuniões simultâneas do CFN, de jovens e de cursos de gestão. Reformador. Ano 133. N. 2230. Janeiro de 2015. P. 56-59.

5) Oliveira, Jorge Leite. O evangelho segundo o espiritismo: orientações para o estudo. Reformador. Ano 132. N. 2224. Julho de 2014. P. 423-425.

6) Torres, Natália Cannizza. “Jesus a porta, Kardec a chave”: a apropriação do Novo Testamento pelo segmento espírita. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. 2019. 91p. Disponível no site: https://repositorio.ufscar.br (*)

Foi presidente da Federação Espírita Brasileira (interino, 2012/2013 e efetivo 2013/2015) e da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (1990/1994 e 1977/2000).