Recordações de datas marcantes

Recordações de datas marcantes

Antonio Cesar Perri de Carvalho

O primeiro dia do ano nos leva a algumas lembranças de ordens históricas e sentimentais.
Inicialmente o registro da data de nascimento de Léon Denis, o grande vulto do movimento espírita, autêntico continuador de Allan Kardec e consolidador do espiritismo na França. Suas ações, palestras e livros produziram influências e repercussões marcantes no seu país natal e em vários outros, como no Brasil.
Denis nasceu no dia 1o/01/1846 em Tours e teve uma longa e muita ativa existência corpórea até 1927. Autor de marcantes obras, entre outras. como: “O problema do ser, do destino e da dor”, “No invisível”, “Cristianismo e espiritismo”, “Depois da morte”.
Mantemos grande admiração e respeito pelo vulto histórico do espiritismo!
Em nossa vivência, o dia 1o de janeiro nos remete a recordações sobre a médium Emília Santos, assinala o nascimento dela, no ano de 1896, no interior da Bahia.
Emília Santos teve profunda influência nos contatos iniciais que juntamente com a família tivemos com o espiritismo, nos tempos de Araçatuba (SP). E tudo num período curto e intenso de apenas sete anos, pois ela desencarnou em 1964. Ela foi a responsável pelo fortalecimento espiritual de nossa genitora e de tio, e, em nossa juventude, pela nossa introdução em ações práticas na Instituição Nosso Lar.
Em homenagem e gratidão a ela nosso tio Rolandinho criou a Casa da Sopa Emília Santos, como dependência da obra matriz, a Instituição Nosso Lar, esta fundada por ela, pela médium e nossa genitora Bebé.
A inauguração da Casa da Sopa Emília Santos ocorreu na data do natalício da médium: 1o de janeiro de 1966. Foi um evento marcante com a presença de convidados e colaboradores na campanha para a construção.
A inauguração dessa Casa nos remete a duas recordações sobre nossa participação. Na época, éramos presidente de Mocidade Espírita da Instituição que fundamos por sugestão dessa médium. Mantínhamos várias ações na Instituição Nosso Lar e dentro de pendores e habilidades que desenvolvíamos, elaboramos a capa do livrinho “Gotas espirituais”, com conteúdo organizado por José Rubens Braga da Silva, colaborador e expositor da Instituição. Esse livrinho foi utilizado como parte da campanha para a construção da obra. Outro detalhe, foi a incumbência que recebemos na época de organizar o jardim da Casa da Sopa.
Além das tradicionais reuniões nas passagens de ano, sempre valorizadas em nossa família, ficou muito marcada a evocação que ora registramos.
Fonte:
Carvalho, Antonio Cesar Perri. Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões. Araçatuba: Cocriação. 2021.