Projeto Educando os sentimentos
Marcus De Mario
Justificativa
Somente seres sensibilizados para o amor, como sentimento e ação, podem renovar a humanidade.
Objetivos
1. Promover a compreensão dos valores. 2. Compreender a família enquanto núcleo de amor. 3. Incentivar a caridade através de ações pessoais no bem coletivo.
Tempo previsto: 4 aulas.
Problematização
As crianças necessitam ser sensibilizadas para a convivência fraterna, solidária, e para ações de amor ao próximo, em contrapartida ao egoísmo e agressividade.
Conteúdo a ser desenvolvido
1ª Aula Tema: Trabalhando valores Objetivo específico: Classificar os valores, destacando as virtudes e os vícios. Demonstrar que o mal nunca será o bem. Conteúdos a serem desenvolvidos através de atividades: Os valores materiais e os valores morais podem ser classificados como bons ou maus, dependendo de como os consideramos e aplicamos na vida. Os bons valores nos trazem virtudes (honestidade, fraternidade, humildade, etc.) e os maus valores estão ligados aos vícios (egoísmo, desonestidade, mentira, etc.). Muitas vezes praticamos o mal e queremos que os outros acreditem que isso é uma coisa boa. Na verdade estamos defendendo apenas nosso próprio interesse. Para Deus, o bem é sempre o bem e o mal é sempre o mal.
2ª Aula Tema: Vivendo em família Objetivo Específico: Compreender a família como espaço social coletivo de convivência para crescimento do amor. Conteúdos a serem desenvolvidos através de atividades: A família é a reunião de espíritos reencarnados – todos nós somos – para trabalhar os laços de convivência e solidariedade. É o melhor local para o exercício do sentimento coletivo. Ninguém nasceu no lar errado, pois os laços de família estão ligados às reencarnações. Vivemos com quem precisamos viver, tanto para a reparação de erros do passado como para construção de uma vida melhor.
3ª Aula Tema: Desenvolvendo a sensibilidade.
Objetivo específico:
Sensibilizar o educando diante do sofrimento alheio, estimulando a ajuda fraterna. Mostrar que a dor pode acontecer com qualquer indivíduo e que o melhor remédio é a prática do bem.
Conteúdos a serem desenvolvidos através de atividades:
Diante dos problemas dos outros – a fome, a sede, uma dor de cabeça, a doença, a dificuldade de andar e tantos outros problemas – precisamos estar prontos para ajudar, para praticar o bem e o amor ao próximo. Isso se chama ser sensível à dor alheia, mesmo porque esses problemas podem acontecer conosco. E quem não quer, e precisa, de ajuda? Ajudar a mamãe em casa, arrumar os brinquedos evitando a bagunça, saber dividir seus pertences com o(a) irmão(ã) ou amigo(a), ajudar a carregar as compras do supermercado, e outras pequenas ajudas, auxiliam o próximo e o beneficiam, deixando a vida mais alegre e feliz
4ª Aula Tema: Amando para ser feliz
Objetivo específico:
Relacionar o amor à criação divina e aos exemplos de Jesus.
Conteúdos a serem desenvolvidos através de atividades:
O amor não é simplesmente a relação entre duas pessoas (os pais ou os namorados). O amor é um sentimento que acaba com as nossas diferenças e deve ser usado para com todos, pois ele é sentimento que nos leva a ter disposição afetiva por alguém. Fazem parte do amor: a caridade e a fraternidade. Deus é amor, e Jesus é o nosso maior modelo de amor. (Do livro Educação do Espírito, Edição Clube de Autores). REE
Transcrito de: Revista Educação Espírita. No 6 – Janeiro/Fevereiro 2025. P. 22-23.