Resenha
O Evangelho segundo o Espiritismo e a afirmação espírita
André Ricardo de Souza & Aíla Luzia Pinheiro de Andrade (*)
O Evangelho segundo o Espiritismo, um dos cinco fundamentais livros espíritas publicados por Allan Kardec, tem papel central na afirmação do espiritismo como parte da religião cristã, algo que é feito também através do amplo trabalho assistencial gratuito realizado pelos espíritas no Brasil. Partindo de análise bibliográfica e pesquisa de campo, o artigo mostra que tal livro espírita compõe uma necessidade de reinterpretação bíblica. O artigo aborda a longa trajetória das interpretações bíblicas e a propagação do estudo do referido livro assim como das práticas religiosas disseminadas a partir dele no âmbito do espiritismo brasileiro, enquanto parte de sua afirmação cristã.
A valorização de ESE se fez e prossegue importante no processo de afirmação religiosa cristã do espiritismo. Tal processo de valorização ganharia grande impulso a partir de uma prática iniciada por Francisco Cândido Xavier, o chamado Culto do Evangelho no Lar, que consiste no estudo semanal da referida obra de Kardec no ambiente familiar doméstico.
Os autores citam livros e artigos publicados por cientistas sociais, inclusive do próprio André Ricardo de Souza, obras de Kardec, psicográficas de Chico Xavier, de Antonio Cesar Perri de Carvalho e Flávio Rey de Carvalho.
(*) André Ricardo de Souza é Doutor e Mestre em Sociologia pela USP; docente da UFSCar. Aíla Luzia Pinheiro de Andrade possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará; pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia é Bacharel em Teologia, Mestre e Doutora.
Publicação em: Horizonte (PUC – Minas), v. 22, n. 67, e226712, jan./abr. 2024.