Antonio César Perri de Carvalho
(Ex-presidente da USE-SP e da FEB)
O pesquisador espírita Severino Celestino da Silva há alguns anos tem se dedicado a estudos sobre o Antigo e Novo Testamento. Domina os idiomas aramaico e hebraico, é professor de pós graduação em Ciências da Religião, já publicou alguns livros sobre suas pesquisas, tem levado grupos de interessados nestes estudos aos locais dos eventos do Novo Testamento e foi supervisor/curador do recém lançado filme "Nos Passos do Mestre Jesus segundo o Espiritismo", produzido pela “Mundo Maior Filmes”. (1)
Relacionado com o tema do filme citado, há pouco tempo comentamos a obra de Severino – “Comunidades do Caminho. História do Cristianismo Nascente” (2) e agora focalizamos "O Evangelho e o Cristianismo Primitivo" (3).
O livro em foco traz Prefácio do Bispo de João Pessoa que, entre outras, comenta "As abordagens do autor demonstram o seu espírito de fé. Suas críticas nos envolvem e nos estimulam a discernir a vontade de Deus a nosso respeito. Foi o que senti ao adentrar nos cenários descritos com linguagem simples e piedosa."
O livro está fundamentado em textos bíblicos e o autor compara trechos de traduções do hebraico, do grego, e, em alguns casos dos textos dos evangelistas; em pesquisas feitas pelo autor na bibliografia relacionada e também em visitas aos locais do Oriente Médio, Turquia, Grécia, e Roma.
Porém toda essa fundamentação flui de maneira simples e agradável.
A preocupação de Severino foi destacar o conteúdo espiritual dos textos e o que Jesus queria realmente transmitir. Deixou claro que Jesus, como judeu, prezava a Torá (“não vim destruir a Lei”), mas trazia uma mensagem diferente, sempre primando pela justiça e pela paz. Sobre este assunto recorre ao capítulo I de "O Evangelho Segundo o Espiritismo".
O autor traz informações muito ricas sobre os locais em que o Cristo atuou, sobre os discípulos e todas pessoas que estiveram relacionadas com o Mestre e são citadas nos textos dos evangelistas. Vêm à tona as dificuldades e pontos de vistas diferentes dos discípulos. Muitas polêmicas sobre o Cristo são analisadas sem paixão levando em consideração o contexto judaico da época, os textos bíblicos e suas traduções e o conhecimento espírita. Analisa também as tradições e suas origens relacionadas com muitas comemorações incorporadas pelos cristãos ao longo dos tempos. Como descreve as cidades e regiões que visitou, a leitura do livro cria a sensação de se assistir a um filme.
Severino conclui que "devemos empreender todo esforço possível para colocar Jesus em nosso coração, Jesus é o nosso maior exemplo".
Os livros de Severino Celestino da Silva representam excelentes subsídios para os estudiosos do Novo Testamento à luz do Espiritismo.
Referências:
2) http://grupochicoxavier.com.br/comunidades-do-caminho-historia-do-cristianismo-nascente/
3) Silva, Severino Celestino. O evangelho e o cristianismo primitivo. 6 ed. João Pessoa: Idéia. 2013. 293p.