Interesse internacional iniciou-se em Araçatuba

Interesse internacional iniciou-se em Araçatuba

 

      

Antonio Cesar Perri de Carvalhos

Um mês após o lançamento do livro Movimento Espírita Internacionali. Origens, ideais e experiências em evento público e concorrido na sede do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo (em São Paulo), que o editou, o evento presencial seguinte de apresentação da nova obra aconteceu em Araçatuba (SP).
A mera coincidência (seria isso mesmo?) do segundo evento publico acontecer em nossa terra natal realmente tem significados e recordações.
Naquela cidade iniciamos nossas atividades no movimento espírita há 61 anos. Entre compromissos diversos, desde a juventude acompanhávamos as notícias internacionais publicadas em Anuário Espírita (do IDE) e na Revista Internacional de Espíritismo (de O Clarim).
Por essas publicações soubemos da histórica viagem de Chico Xavier e Waldo Vieira aos Estados Unidos e alguns países da Europa, em 1965. Logo depois adquirimos a 1ª edição do livro Entre irmãos de outras terras, contendo mensagens psicografadas pelos dois médiuns nesta viagem e editado pela FEB em 1966.
Logo depois, já mantendo amizade com Divaldo Pereira Franco passamos a acompanhar as viagens internacionais que ele empreendeu, iniciando pela Argentina.
Em viagens particulares em 1971 e 1973 procuramos conhecer locais relacionados com o Espiritismo e pesquisas mediúnicas na Inglaterra e na França. Assim, surgiu nosso primeiro artigo sobre essas visitas, publicado na Revista Internacional de Espiritismo (dezembro de 1973).
Tarefa que nos marcou foi a responsabilidade pela seção “Periódicos Estrangeiros” na Revista Internacional de Espiritismo, a partir de 1980. A Casa Editora O Clarim nos enviava pelo correio para nossa residência em Araçatuba todas as publicações estrangeiras que recebiam e, mensalmente, fazíamos a resenha delas para a citada seção da RIE.
Na condição de docente e depois Pró-Reitor da Universidade Estadual Paulista, empreendemos diversas viagens profissionais e acadêmicas e aproveitamos para manter contato com movimentos espíritas dos Estados Unidos, Cuba, Venezuela.
Em decorrência dessas viagens, contatos e aquisição de obras especializadas, é que elaboramos os livros Os sábios e a senhora Piper. Provas da comunicabilidade dos espíritos e Entre a matéria e o espírito, ambos editados por O Clarim, respectivamente, em 1986 e 1991.
Num crescendo de leituras e contatos, atuamos no 1o Congresso Espírita Internacional (Brasília, 1989) e passamos a acompanhar os preparativos para a fundação do Conselho Espírita Internacional. A partir daí, já residindo em São Paulo e depois em Brasília, acompanhamos os esforços e ações de Nestor Masotti e vivenciamos intensamente as atividades do Conselho Espírita Internacional durante 16 anos.
Esses fatos, ora sintetizados, integram nossos relatos e depoimentos no livro recente Movimento Espírita Internacional.
Assim, nosso interesse ações iniciais pelas atividades internacionais iniciaram-se no período em que residíamos em Araçatuba.
Nada mais natural que após o lançamento oficial na sede da Editora, o CCDPE, em São Paulo, num preito de reconhecimento e gratidão, fizéssemos lançamento presencial em nossa terra natal.
Acesso ao livro (copie e cole):

https://ccdpe.org.br/produto/movimento-espirita-internacional-origens-ideais-e-experiencias/