Divaldo – gratidão e homenagem

Divaldo – gratidão e homenagem

              

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Há poucos dias – 05 de maio – em artigo, parabenizamos Divaldo Pereira Franco que completava 98 anos.

Agora, em seguida à sua partida para o mundo espiritual, ocorrida na noite do dia 13 de maio, reiteramos as homenagens, eivadas de gratidão e reconhecimento pela sua profícua existência de divulgação da mensagem espírita.

No período do velório público no Ginásio de Esportes da Mansão do Caminho, milhares de pessoas ali passaram, mas a distância, milhões de pessoas do Brasil e de várias partes do mundo vibram paz, reconhecimento e gratidão ao vulto que cumpriu longa missão marcante no campo do bem.

Até final de outubro passado manteve um ritmo incansável na difusão espírita, apesar dos limites de enfermidades e da idade, superando desafios.

Ao longo de 63 anos, desde visita que ele fez à Instituição Nosso Lar em Araçatuba, acompanhamos inúmeros momentos da trajetória de Divaldo incluindo muitas de suas dificuldades seguidas de superações.

Em nossa memória desfilam como flashes de um filme os panoramas sobre inúmeros encontros que mantivemos com o orador ao longo dessas décadas, nas regiões do Brasil e em diversos países. A começar no convívio familiar, pois durante 30 anos foi hóspede de nossos genitores e de nosso lar com Célia, nos tempos de seus roteiros por Araçatuba e região. Para os nossos filhos, que ele viu crescerem, ele era o tio. Bons tempos da vivência com ele no ambiente familiar e descontraído.

Em várias oportunidades fomos seu hóspede na Mansão do Caminho e em muitos outros momentos, desde 1972, visitamos essa obra por ele fundada em Salvador.

Em incumbências nossas na União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, na Federação Espírita Brasileira e no Conselho Espírita Internacional, Divaldo era presença continuada e amiga.

Em nossa gestão como presidente da Federação Espírita Brasileira, durante reunião do Conselho Federativo Nacional (novembro de 2014), ocorreram várias atividades com Divaldo: palestras, promoção do “Movimento Você e Paz” em solenidade no plenário da Câmara dos Deputados, e inauguração de Exposição sobre a Mansão do Caminho e a obra de Divaldo no Espaço Cultural na sede FEB em Brasília.

Atualmente como colaborador do Grupo Espírita Casa do Caminho, em São Paulo, fomos o intermediário para um vídeo gravado por Divaldo em homenagem aos 50 anos desse centro em 03/10/2021. Igualmente, gravações para a webtv Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes, de Araçatuba.

Divaldo foi responsável por mais de 20 mil conferências, realizadas em mais de 2.500 cidades e 71 países ao redor do mundo. Com mais de 260 obras publicadas que abrange mais de 200 autores espirituais nos mais diversos temas e gêneros textuais. Suas obras foram traduzidas para 17 idiomas.

Além de privarmos de amizade e de continuados contatos, pudemos participar de publicações, como organizador, como: “Repositório de sabedoria” e “Em louvor à vida”, ambos da Ed.LEAL; “Diálogo. Diálogo com dirigentes e trabalhadores espíritas” e “Laços de família”, editados pela USE-SP; “Em nome do amor. A mediunidade com Jesus” (Ed.FEB). Em nossa obra biográfica “Benedita Fernandes. A dama da caridade” (Ed.Cocriação), há contribuições mediúnicas de Divaldo.

Até sua recente enfermidade, mantivemos continuados contatos, em trocas de e-mails, ele sempre fraterno e atencioso.

Eis alguns, como o e-mail de Divaldo em 2020: “[…] Tenho prosseguido com destemor e fiel a Jesus-Kardec. […] Sou muito grato a você e família que me receberam desde jovem até hoje.” Em outra mensagem: “[…] Naquele lindo tempo éramos muito felizes. […] Sigamos, erguendo o mundo novo.” Em e-mail do mesmo ano: “Carinho à amada família.”

Sobre nosso livro Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões (Ed.Cocriação, 2021), que conta com um prefácio dele: “Acabo de ler o seu maravilhoso trabalho sobre nossa longa e abençoada convivência. Não pude deixar de chorar. […] sobrevivemos e continuamos”.

Ainda em outubro de 2024 informou-nos em e-mail que estaria presente na exibição do filme “Benedita Fernandes – legado da superação” na Mansão do Caminho, “embora a saúde insegura”. Divaldo é participante do citado filme.

Aliás na divulgação que ele fez publicamente e gravada pela TV Mansão do Caminho, Divaldo exibe a mensagem “Emergência para a criança”, em folheto de divulgação da União Municipal Espírita de Araçatuba. Essa foi a primeira assinada por Benedita que ele psicografou, e em reunião familiar na residência de nossos genitores em Araçatuba, no dia 24/04/1973.

Episódio interessante ocorreu na madrugada do dia 12 de maio, véspera da desencarnação de Divaldo. Tivemos um sonho muito nítido em que ele repentinamente surgiu com aspecto mais jovem e conversou alegre e rapidamente conosco em tom de gratidão pelo apoio que sempre dispensamos a ele. Ao despertarmos, relatamos à nossa esposa e de imediato ela comentou: “Ih, ele está mesmo partindo e se despedindo…”

Em nossas lembranças há instantes proveitosos e alegres na convivência com Divaldo, desde os tempos de Araçatuba e em inúmeros locais do país e do exterior, momentos significativos e inspiradores para a prática espírita, estímulo ao bem e à paz!

Nossas homenagens e gratidão ao marcante seareiro que retorna ao mundo espiritual!