Da viúva Kardec às questões da atualidade em Dirigente Espírita
A revista digital Dirigente Espírita, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, na edição de janeiro/fevereiro de 2026, a presidente Julia Nezu destaca o 19o Congresso Estadual de Espiritismo em junho, sob o tema “O centro espírita no novo tempo”, que promoverá reflexões sobre a atuação das casas espíritas na atualidade.
Entre as matérias, Antonio Cesar Perri de Carvalho discute “Novas perspectivas para o movimento espírita”, propondo uma estrutura baseada no colegiado para enfrentar os desafios do século XXI. Marco Milani contribui com uma análise sobre a tríade “arrependimento, expiação e reparação” na justiça divina e oferece um alerta essencial sobre a manutenção da coerência doutrinária diante da ampla exposição digital e de práticas estranhas à Codificação. Também assina artigo sobre “Entre a tolerância e a coerência doutrinária”.
Adriano Calsone biografa “Madame Kardec, a mulher forte do Espiritismo”; “A trajetória de 77 anos do Instituto Espírita de Educação (IEE)” foi relembrada por Maurício Romão.
Artigos sobre: “Ansiedade e de pressão na assistência espiritual”, “Reflexões sobre a necessidade de clareza e compro misso na comunicação institucional”, “Um estudo sobre as causas da desmotivação e afastamento de tarefeiros em grupos mediúnicos”. Informações sobre o 1o Encontro de Ciência e Pesquisa Espírita (EnCPE); e homenagens a seareiros que desencarnaram: Sirlei Nogueira e José Antonio Vecchi.
Em “Fatos e vidas da história do espiritismo”, há uma relação de efemérides do bimestre.
Há várias notícias sobre eventos promovidos por Departamentos da USE-SP.
(Resenha GEECX)
Acesse Dirigente Espírita pelo link (copie e cole):
https://usesp.org.br/wp-content/uploads/2026/01/RDE-210-1.pdf
